Muito antes do Corinthians: o dia em que Ramón Diaz quase foi 'vilão' de mata-mata contra Flamengo no Maracanã

No Brasil desde sua passagem pelo Vasco em 2023, Ramón Díaz está próximo de ter sua primeira chance de conquistar um título no país pelo Corinthians. Para isso, terá que eliminar o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, cuja disputa começa nesta quarta-feira (2), às 21h45 (de Brasília), no Maracanã.

Mata-mata contra o Rubro-Negro, porém, não é uma novidade para o treinador. Aliás, o Maracanã também não. Afinal, há mais de 30 anos, o argentino teve a chance de eliminar os rivais desta fase quando ainda era jogador.

ESPN NO DISNEY+

O Disney+ está ainda maior e melhor. Filmes, séries e os esportes da ESPN num só lugar. Conheça o novo Disney+.

Só que o destino quase pregou uma peça com o então atacante do River Plate. Reserva dos Millonarios na disputa da Supercopa da Libertadores de 1991, Ramón entrou em campo somente aos 15 minutos do segundo tempo o lugar de Pablo Lavallén.

Do banco de reservas, o hoje treinador viu o Flamengo abrir 2 a 0 de vantagem no jogo de volta com dois gols de Gaúcho. Minutos depois, porém, Julio César Toresani marcou para os argentinos e empatou o agregado – o jogo de ida havia terminado com vitória do River em casa por 1 a 0.

O placar não mais se movimentou, e a definição da classificação foi para a disputa de pênaltis. Veterano e ídolo do clube, Ramón Díaz foi escolhido para cobrar o pênalti decisivo, mas acabou a desperdiçando.

Sua sorte, porém, estava em dia. Júnior e Uidemar também perderam suas cobranças pelo Flamengo, e o River venceu por 4 a 3 para se classificar – com Ramón escapando do risco de se tornar o vilão daquele momento.

Além desse dia, Ramón ainda atuou no Maraca em mais uma oportunidade, dez anos antes, em amistoso contra o Fluminense, sendo titular durante os 90 minutos no empate em 1 a 1 pela Taça João Havelange, que foi conquistada pelo Tricolor.

RETROSPECTO FAVORÁVEL CONTRA O FLAMENGO (MAS NÃO NO MARACANÃ)

Como treinador, Don Ramón encarou o Flamengo em quatro oportunidades: duas pelo Vasco, uma pelo Al Hilal e uma pelo Corinthians, com duas vitórias a seu favor.

Seus triunfos, porém, ocorrerão longe do Maracanã. Nas duas ocasiões que comandou o Vasco no clássico, o treinador viu seu time passar em branco e, no máximo, conquistar um empate no Campeonato Carioca desse ano em 0 a 0. Será que chegou a hora desse retrospecto mudar?

PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO:

Corinthians (C) – 02/10, 21h45 (de Brasília) – Copa do Brasil

Bahia (F) – 05/10, 19h (de Brasília) – Brasileirão

Fluminense (C) – 17/10, 20h (de Brasília) – Brasileirão

PRÓXIMOS JOGOS DO CORINTHIANS:

Flamengo (F) – 02/10, 21h45 (de Brasília) – Copa do Brasil

Internacional (C) – 05/10, 19h (de Brasília) – Brasileirão

Athletico-PR (C) – 17/10, às 20h (de Brasília) – Brasileirão

Fonte: ESPN

Artigo anteriorFlamengo x Corinthians: onde assistir ao vivo, horário, palpites e prováveis escalações do jogo da Copa do Brasil
Próximo artigo‘Filipe Luís de 1981’, Carpegiani levou Flamengo ao topo do mundo; agora, aconselha ex-lateral