Federação Paulista sai em defesa do Corinthians e critica CBF por datas da Copa do Brasil: 'Medida inaceitável'

A Federação Paulista de Futebol (FPF) saiu em defesa do Corinthians, nesta terça-feira (1º), e criticou a decisão da CBF de alterar a data do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo.

Em nota oficial, a FPF afirmou que a mudança ”afronta o Regulamento Geral de Competições da CBF o que torna a medida inaceitável em qualquer âmbito”.

ESPN NO DISNEY+

O Disney+ está ainda maior e melhor. Filmes, séries e os esportes da ESPN num só lugar. Conheça o novo Disney+.

”A Federação Paulista de Futebol vem a público manifestar seu repúdio à decisão da Confederação Brasileira de Futebol de alterar a data dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil, sem que houvesse diálogo claro e transparente com os clubes envolvidos e suas Federações”, escreveu a entidade paulista.

”Mais do que isso, tal medida afronta o Regulamento Geral de Competições da CBF, o que torna a medida inaceitável em qualquer âmbito. O ajuste provoca ainda impactos significativos em jogos do Campeonato Brasileiro, que vive momentos decisivos de disputas por título, por classificação para competições sul-americanas e contra o rebaixamento”, diz outro trecho do documento.

RELACIONADO

DIRIGENTES DO FLAMENGO CHAMAM RECLAMAÇÃO DO CORINTHIANS DE ‘CONVERSA FIADA’ E IRONIZAM: ‘QUE MEÇAM A PRESSÃO DAS BOLAS’1HESPN.COM.BR

PRESIDENTE DO CORINTHIANS SOBE O TOM, COBRA CBF APÓS MUDANÇA DE DATA NA COPA DO BRASIL E CITA ATÉ FALA DE TITE2DESPN.COM.BR

Por se sentir prejudicado com a alteração da data, o Corinthians protocolou uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na manhã desta terça.

Além do clube paulista, o Vasco também foi à corte esportiva contra a mudança no calendário.

Inicialmente, os jogos de volta aconteceriam nos dias 16 ou 17 de outubro. No último sábado (28), porém, a CBF divulgou a tabela, com Vasco x Atlético-MG no dia 19 e Corinthians x Flamengo no dia 20.

A justificativa foi que jogadores retornando da data Fifa não estariam aptos para seus jogos. O departamento jurídico alvinegro, porém, argumenta que os jogadores convocados desfalcando seus times não é motivo para alteração do calendário.

O clube ainda argumenta que a mudança do dia de uma partida deve vir: do clube mandante, da federação mandante ou do detentor dos direitos de transmissão. Nesse caso, Corinthians e Vasco são os mandantes dos jogos de volta.

Veja abaixo a nota oficial da Federação Paulista de Futebol:

A Federação Paulista de Futebol vem a público manifestar seu repúdio à decisão da Confederação Brasileira de Futebol de alterar a data dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil, sem que houvesse diálogo claro e transparente com os clubes envolvidos e suas Federações.

Mais do que isso, tal medida afronta o Regulamento Geral de Competições da CBF, o que torna a medida inaceitável em qualquer âmbito. O ajuste provoca ainda impactos significativos em jogos do Campeonato Brasileiro, que vive momentos decisivos de disputas por título, por classificação para competições sul-americanas e contra o rebaixamento.

A FPF apoia e se solidariza de forma irrestrita com seu filiado, o Sport Club Corinthians Paulista, prejudicado diretamente com essa decisão.

Veja abaixo a nota oficial divulgada pelo Corinthians:

“O Sport Club Corinthians Paulista vem a público manifestar sua preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, pilares fundamentais do futebol nacional. A recente decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar as datas da semifinal da Copa do Brasil desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições.

Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas.

Em defesa desses princípios e para garantir a justiça nas competições, o Corinthians tomou a medida de ingressar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), questionando a alteração feita pela CBF sem o devido respeito ao regulamento e aos clubes envolvidos. O clube espera que o tribunal restabeleça as datas previamente acordadas, preservando a lisura e o equilíbrio das competições”.

PRÓXIMOS JOGOS DO CORINTHIANS:

Flamengo (F) – 02/10, 21h45 (de Brasília) – Copa do Brasil

Internacional (C) – 05/10, 19h (de Brasília) – Brasileirão

Athletico-PR (C) – 17/10, 20h (de Brasília) – Brasileirão

Fonte: ESPN

Artigo anteriorFlamengo sonda o italiano Massimiliano Allegri para assumir o time de forma imediata
Próximo artigoBraz bate o martelo sobre Hugo Souza jogar contra o Flamengo na Copa do Brasil