Torcida do Franca publica nota hipócrita sobre segurança contra Flamengo

Nesta terça-feira (11), torcida do Sesi Franca informou que não estará presente no Maracanãzinho para apoiar equipe em eventual Jogo 5 das finais do NBB por medo pela segurança dos torcedores. Apesar da torcida do time paulista ser conhecida pelo longo histórico de violência, com até mesmo caso torcedor armado em jogo contra Flamengo, nota faz parecer que os violentos são os rubro-negros.

Assinada pelo presidente Geasi Almeida, nota inicia com: “O Capital do Basquete informa que não realizará excursão para final do NBB em provável Jogo 5 no Rio de Janeiro. Sempre colocamos a segurança dos torcedores em primeiro lugar e, assim sendo, acreditamos ser melhor postura a ser adotada. “

Restante do comunicado diz que torcedores estarão na chegada do time em Franca independente de resultado contra o Flamengo. Nota que chama a atenção principalmente de rubro-negros, pois são os francanos que costumam ser agressivos com torcedores e delegações adversárias no Pedrocão.

No Jogo 3 das finais do NBB, no último sábado (8), torcedores do Sesi Franca que se debruçaram na grade e tentaram agredir atletas e comissão do Flamengo. Seguranças da equipe precisaram atuar mais de uma vez. Em nota após o jogo, o Fla confirmou os fatos e denunciou a tentativa de agressão.

“Além desse fator, o Flamengo lamenta e repudia o fato de que a equipe de arbitragem e representantes permitiram que, nessa mesma partida, tenha imperado e sido permitida uma hostilidade intolerável, inclusive com tentativa de agressão de um torcedor a nosso atleta, entre outras situações estapafúrdias.”

Histórico de confusões contra Flamengo e outros times no Pedrocão

O comunicado do Capital do Basquete tenta atribuir agressividade que pouquíssimas vezes foram observadas na torcida do Flabasquete. Único caso de grande proporção nos últimos anos foi briga entre organizadas do próprio Rubro-Negro, em 2016, em jogo contra o Vasco no Tijuca Tênis Clube.

O mesmo, por outro lado, não pode ser dito do histórico recente de confusões no Ginásio Pedrocão. Time e torcedores do Flamengo certamente são os que encontram mais agressividade na arquibancada rival, mas casos não são exclusivos em jogos do clube e já aconteceram em clássicos contra São Paulo e Bauru. Relembre:

Finais 2019

Uma das confusões que ficaram marcadas nos duelos entre Flamengo e Franca aconteceu logo na primeira vez que se enfrentaram nas finais do NBB: temporada 2018/19. Na ocasião, além de perderam o Jogo 5 e o título para o Mengão em casa, torcedores paulistas protagonizaram duas confusões.

A primeira foi logo na entrada dos times em quadra. Instalaram uma lona para evitar que torcedores arremessassem objetos nos atletas rubro-negros, mas não foi o suficiente para evitar que torcedores jogassem coisas e tentassem agredir os jogadores. Resultado foi troca de socos com seguranças do Fla.

Já durante o jogo o caso foi o mesmo que se repete até os dias atuais: dois torcedores francanos retirados dos assentos atrás do banco do Flamengo pela PM após “comportamento inadequado”.

Ameaça com arma de fogo e briga generalizada em 2022

O caso que mais ficou marcado certamente foi a confusão que aconteceu também em jogo das finais, mas dessa vez da temporada 2021/22. Durante o terceiro período de jogo, que foi vencido por Franca, torcedores de ambas as equipes começaram a brigar nas arquibancadas do Pedrocão.

O motivo não foi revelado em um primeiro momento, mas rubro-negros afirmaram na sequência que um torcedor de Franca mostrou uma arma de fogo dentro do ginásio em forma de ameaça. Ato gerou revolta e deu início na violência. A PM precisou agir e o jogo ficou parado para resolver a situação.

Torcida de Franca x jogadores do São Paulo

O ano de 2022 foi de uma confusão também em jogo contra o São Paulo, um exemplo de brigas além dos jogos do Mengão. Jogo precisou ser parar para atendimento de torcedor francano que passava mal na arquibancada e, durante esse tempo, alguns torcedores começaram a xingar atletas do São Paulo.

Grupo de atletas se irritou e partiu para cima dos torcedores em certo ponto, o que aumentou a confusão. Isso porque os torcedores são-paulinos, vendo que a briga era com atletas do seu time, tentaram entrar na briga. Veja abaixo, a partir de 2h13’29”:

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorTem vaga? Neymar aparece vestindo a camisa do Flamengo com nome de Gabigol
Próximo artigoRossi tem multa rescisória exposta no Flamengo e R$ 176 milhões chamam atenção da Nação