Capitão do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes de 1981, Zico concedeu entrevista à FIFA para falar sobre a competição. Durante o bate-papo, o maior camisa 10 do Fla demonstrou aprovação pelas mudanças realizadas no torneio. Segundo Zico, o novo formato colocará à frente os times mais fortes do mundo, o que valoriza a disputa e aumenta a visibilidade do torneio.
– Acho ótimo (o novo formato) porque dá mais visibilidade a todos, e os clubes merecem isso. É bom participar de uma competição como esta. É um torneio que todos também acharão mais difícil e mais equilibrado, porque é preciso enfrentar os maiores times do futebol mundial. Eu sou totalmente a favor disso –, declarou Zico.
Desde 2005, o Mundial de Clubes segue o formato com o vencedor da Libertadores e o vencedor da Champions League entrando nas semifinais, enquanto campeões de Ásia, Oceania e África passavam por fases anteriores. Contudo, a edição de 2024 foi a última seguindo estes moldes.
A partir de 2025, a FIFA passará a tratar o torneio com proposta similar à Copa do Mundo de seleções, envolvendo 32 equipes ao todo. Os times serão divididos em oito grupos, e o líder de cada um vai às quartas de final, assim seguindo nos jogos eliminatórios até definir o campeão.
O Flamengo, por ter conquistado a Copa Libertadores da América em 2022, já garantiu vaga no torneio. Além dele, o Palmeiras e o Fluminense, que venceram o torneio em 2021 e 2023, respectivamente, também vão ao Mundial. Vale destacar que ainda há um time sul-americano para se garantir na disputa e, pelos critérios considerados pela FIFA, a tendência é que o River Plate (ARG) se classifique.
Enquanto isso, na Europa, times como Real Madrid (ESP), Manchester City (ING) e Chelsea (ING) já estão garantidos, assim sendo apontados como favoritos ao título do torneio.
Fonte: Coluna do Fla