Veja tudo sobre o caso de Gabigol - confira desdobramentos, consequências e próximos passos

Na tarde da última segunda-feira (25), uma notícia abalou os torcedores do Flamengo. Isto porque o ídolo e atacante do clube, Gabigol, recebeu uma suspensão de dois anos por tentativa de fraude no exame antidoping. Com a punição do camisa 10, como fica a situação no rubro-negro? Confira a seguir todos os desdobramentos envolvendo o caso do jogador. 

O que você precisa saber:

  • Gabigol foi punido com dois anos de suspensão
  • Inicialmente, punição vai durar até abril de 2025
  • Decisão da justiça ainda cabe recurso por parte da defesa do atacante

Relembre a acusação

Conforme os relatos que constam na denúncia contra Gabigol, o camisa 10 do Flamengo teria prejudicado o trabalho dos oficiais de diversas maneiras diferentes.

Além de ter feito os oficiais esperarem, ele teria os desrespeitado e não seguido os protocolos recomendados. Para a análise específica do material biológico, é recomendado que deve haver repouso de duas horas depois de atividade física, tempo que não foi cumprido por Gabigol.

Segundo os oficiais, o jogador não teria ido até eles antes do treino e quando a atividade se encerrou, foi almoçar. Além disso, o camisa 10 teria tratado a equipe com desrespeito, não seguiu os protocolos indicados, depois de 90 minutos pegou o vaso coletor sem nenhum aviso e ainda se irritou ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta.

Ao final, Gabigol ainda teria entregue o vaso aberto, contrariando as orientações recebidas. Na denúncia, consta que Gabigol se irritou por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame.

No dia 8 de abril, data da coleta, ele teria avisado aos oficiais que aquela seria a última vez que participaria do controle. O caso aconteceu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, quando o Rubro-Negro foi derrotado por 4 a 1 pelo Fluminense, que ficou com o título.

Posicionamento do Flamengo

Em nota, o Flamengo afirmou ter recebido a decisão da justiça com surpresa, tendo em vista que os exames de Gabigol não apontaram nenhuma substância ilegal. Agora, o clube já se articula junto a defesa do jogador para que o camisa 10 seja representado na Corte Arbitral do Esporte. No tribunal, a pena do jogador pode ser anulada, mas também pode aumentar para pena máxima de quatro anos. 

Vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz se juntará a outros representantes do clube para conversarem com o camisa 10. A ideia é entender como Gabigol está mentalmente depois da suspensão e assim pensarem nos próximos passos.

“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”, afirmou o Flamengo em nota oficial.

Gabigol se manifesta

“Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude a exame antidoping.

A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior.

Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu Clube e com o torcedor brasileiro.

Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior.

Agradeço a todos pelo apoio neste difícil momento”, disse Gabigol em nota.

Proibição e ajuda do ídolo

A decisão da Justiça em punir Gabigol com dois anos de suspensão não afeta só os jogos oficiais, como também a preparação do jogador. Isto porque ele está também suspenso de realizar atividades e treinamentos no CT do Ninho do Urubu.

Como alternativa, o maior ídolo do Flamengo, Zico, ofereceu o Centro de Futebol Zico (CFZ) para o jogador manter o nível físico enquanto passa pela suspensão.

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorR$ 650 mil: Rodrigo Caio, ex-Flamengo, ganha força para voltar a jogar no Brasil e duas propostas são oficializadas
Próximo artigoZinho condena atitude de Gabigol: ‘Ataque de estrela’