VAR erra frame e anula incorretamente gol do Flamengo contra Athletico-PR

O Flamengo precisou correr atrás de um empate após sofrer gol de pênalti, mas já havia aberto o placar com Gabigol. A equipe poderia estar na frente do placar, ou mesmo ter vencido o jogo no apagar das luzes. Mas em campo, foi marcado impedimento do atacante do Mengão, e o VAR confirmou.

A análise do VAR, porém, é feita de forma questionável. A CBF publicou imagens da revisão do lance com o áudio do VAR, e é possível constatar que, no mínimo, a arbitragem de vídeo pegou o frame errado. Quando é dito que “esse é o momento” e se pede para pausar, Luiz Araújo ainda não fez contato com a bola.

Flamengo perde mais 2 jogadores durante empate heroico com Athletico-PR

Ou seja, o frame escolhido é o errado, e a linha é traçada antes da bola partir do jogador do Flamengo para Gabigol. A condução da revisão causou discussão entre os torcedores, que estranharam as linhas do lance ajustado. Além disso, é pedido para que o ponto de referência seja a cabeça de Thiago Heleno, considerando que ele seja o último homem. Mas Madson, camisa 22, também aparece na linha, e não dá para afirmar quem é o último homem, tornando o lance inconclusivo.

“Vamos precisar fazer ponto de contato. Esse é o momento. O defensor é esse jogador, número 44. A referência é a cabeça. Triangula para mim para encontrar a base, certo? O ponto de queda dessa cabeça dele. Agora vamos no jogador que faz o gol, número 99. Confirmada a decisão de campo. O jogador que faz o gol está em posição de impedimento”, diz o áudio publicado pela CBF.

Além do gol do Gabigol, pênalti para o Athletico-PR contra Flamengo também teve áudio do VAR divulgado pela CBF

O gol de Fernandinho, abrindo o placar para o Athletico-PR após o gol mal anulado de Gabigol, saiu em pênalti cometido por David Luiz. A bola bate no braço do zagueiro do Flamengo, que não teve intenção de fazer o toque. Mas o braço não está colado ao corpo, e por isso, Daiane recomendou revisão ao árbitro Anderson Daronco, que não deu pênalti em campo.

“O antebraço dele está em posição antinatural, ampliando o espaço corporal e ele está em ação de bloqueio. Temos uma infração aqui, ok, equipe? Daronco, recomendo revisão para possível penal”, diz Daiane.

Ao revisar o lance no vídeo, Daronco concorda com a penalidade, mas não vê intenção de David Luiz. Por isso, não aplica cartão, e dá o pênalti para o Athletico-PR.

“Não é deliberado, não é cartão, mas é braço de bloqueio. O braço dele está numa posição de bloqueio, é tiro penal”, diz o juiz durante Flamengo x Athletico-PR.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorDaronco explica decisão de expulsar Cuca contra Flamengo: “Após ser advertido anteriormente”
Próximo artigoSaiba tudo sobre a final entre Vasco e Flamengo pela Copa Rio Sub-17