A arbitragem para Flamengo x Botafogo já foi definida e cota com nomes conhecidos. Raphael Claus será o juiz principal, com os assistentes Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima. O quarto árbitro será Anderson Daronco, que já apitou mais de 40 partidas do Mengão. Mas o VAR chama atenção por um lance recente envolvendo o Rubro-Negro.
Rodolpho Toski Marques é quem comanda a arbitragem de vídeo. Mas e 2023, ele polemizou ao não enxergar pênalti claro em Everton Ribeiro, hoje no Bahia, em um jogo entre Flamengo e Palmeiras. O jogador foi atropelado por Richard Rios, ex-Flamengo, e não conseguiu seguir com a jogada. A chegada foi forte, mas ignorada por Rodolpho.
➕Cria do Flamengo é vítima de agressão na Europa
A CBF divulgou o áudio do VAR da partida, e é possível verificar Rodolpho Toski Marques alegando que Everton Ribeiro teria se jogado com o contato: “Esperou o contato e caiu, contato mínimo e ele se joga. Para mim, não tem impacto para derrubar ele. Ele segura a passada e se joga”.
Apesar da irritação dos rubro-negros com o lance, Wilson Seneme, chefe da arbitragem brasileira, deu explicação sobre a decisão e deu a entender que a marcação seria facultativa: “Todo ombro nas costas é falta? Não. Quando há o ombro nas costas tem que avaliar se esse contato é suficiente para derrubar o jogador ou não. Para os árbitros, não foi suficiente”.
Flamengo e Botafogo se enfrentam no domingo
Antes do clássico, o Flamengo joga contra o Bolívar, na noite desta quarta-feira (24), às 21h30 (Horário de Brasília), na altitude de 3650 metros de La Paz. Depois, o desafio contra o Botafogo acontece no domingo (28), às 11h.
O Mengo venceu os dois primeiros jogos e empatou o último, contra o Palmeiras. Mas a situação ainda é favorável e o time de Tite pode recuperar a liderança do Brasileirão se vencer o Botafogo. Por isso, é uma partida muito importante.
Fonte: Mundo Rubronegro