Último Flamengo x Criciúma aconteceu em data histórica para rubro-negros

Neste sábado (20), o Mengão recebe o Criciúma, pela 18ª rodada do Brasileirão, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 16h. Último confronto entre as duas equipes foi há quase dez anos, em data especial para todo Rubro- Negro. Em 23 de novembro de 2014, cinco anos antes da conquista da Libertadores de 2019, as equipes empataram por 1 a 1 pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Disputado no estádio Castelão, em São Luís -MA, o último jogo entre os times ficou marcado por sacramentar o rebaixamento do clube catarinense, que acabou na lanterna, para a Série B de 2015, enquanto o Flamengo, que terminou na décima posição, não tinha mais pretensões na competição. Durante a semana que antecedeu a partida, o Criciúma, que tinha chances remotas de escapar do descenso, dispensou 13 jogadores, além de demitir o técnico Toninho Cecílio.

Criciúma leva virada e chega pressionado para encarar o Flamengo

No primeiro turno, o Mais Querido venceu o Clube Carvoeiro por 2 a 0, fora de casa, no Estádio Heriberto Hülse. Os gols foram marcados por Eduardo da Silva e Lucas Mugni. O resultado foi a última vitória do Flamengo no confronto. No total, são 14 duelos entre as equipes, com oito vitórias do Mengão, quatro empates e dois triunfos do Tigre.

Saiba como foi Flamengo 1×1 Criciúma em 23/11/2014

Logo nos primeiros minutos, o Flamengo emplacou uma sequência de bons ataques. O time conseguia penetrar na defesa do Criciúma com facilidade, principalmente pelas pontas, mas faltou capricho na definição das jogadas. A equipe catarinense lutava para se defender e atacou pouco. Assim, só levou perigo à meta do Mengão uma vez, em uma boa cobrança de falta defendida por Paulo Victor.

Ainda no primeiro tempo, o jogo passou a ficar muito truncado, sem muitas finalizações. O Mais Querido permaneceu controlando as ações ofensivas e chegou ao gol aos 38 minutos, quando, após uma confusão na área, a bola sobrou para Elton abrir o marcador. Foi o primeiro gol do atacante pelo clube.

Criciúma afasta meia antes de encarar o Flamengo

Na segunda etapa, o Criciúma mudou a estratégia, subindo mais a marcação e sendo mais agressivo nas ações ofensivas. Aos 20 minutos, Roger Guedes fez bela jogada e só rolou para Cléber Santana, sem marcação, empatar. O jogador atuou pelo Flamengo entre 2012 e 2013 e foi vítima da tragédia com a equipe da Chapecoense, em 2016.

O empate não impediu o rebaixamento da equipe de Santa Catarina, que terminou a competição com 31 pontos, 20ª posição. O Rubro-Negro encerrou o campeonato com 48 pontos conquistados, na metade da tabela.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 X 1 CRICIÚMA

Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)
Data: 23 de novembro de 2014 (domingo)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL)
Assistentes: Fábio Pereira (Fifa-TO) e Sergio Campelo Gomes (MA)
Cartões amarelos: Wallace (Flamengo); Fabio Ferreira, Giovanni, Lucca e Barreto (Criciúma)
GOLS: FLAMENGO: Elton, aos 37min do primeiro tempo; CRICIÚMA: Cleber Santana, aos 20min do segundo tempo

FLAMENGO: Paulo Victor, Leonardo Moura, Chicão, Wallace e Anderson Pico (João Paulo); Víctor Cáceres, Márcio Araújo, Héctor Canteros (Lucas Mugni) e Everton; Gabriel (Elton) e Nixon
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CRICIÚMA: Edson, Rafael Pereira, Iago Maidana, Fábio Ferreira e Giovanni; João Vitor, Barreto (Maicon Silva), Cleber Santana (Andrew) e Dodi; Lucca e Bruno Lopes (Roger)
Técnico: Luizinho Vieira

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorMarcos Braz sobe o tom ao falar sobre contratações e aponta “covardia eleitoral” – veja
Próximo artigoFlamengo cria estratégia para recuperar Ayrton Lucas e Gerson