Última dia da janela: veja quem o Flamengo pode contratar

Contagem regressiva! Esta quinta-feira (07) é o último dia da janela de transferências do início de ano no futebol brasileiro. Após fechar as compras de Nicolás de la Cruz, Matias Viña e Léo Ortiz, o Flamengo ainda pode contratar mais jogadores? O Coluna do Fla checou como está a movimentação rubro-negra no mercado.

A diretoria do Flamengo encerrou a novela com Bragantino por Léo Ortiz na última sexta-feira (01), e o jogador chegou ao Rio de Janeiro na terça (05). Dessa forma, o zagueiro foi o terceiro reforço para esta janela. Isso porque, os uruguaios De La Cruz e Viña já havia sido contratados para este início de ano. Agora, conforme apuração do Coluna do Fla, o Rubro-Negro não vai registrar outro atleta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até o fim do dia.

A janela de transferências internacionais fecha nesta quinta-feira (07), mas o Flamengo estuda utilizar uma brecha no regulamento da CBF para buscar novos jogadores após o fim o período. Tal possibilidade cria um espaço ‘alternativo’ em abril para registros de atletas, desde que esses tenham disputado campeonatos estaduais em 2024.

Segundo o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF) da CBF, os jogadores que atuarem em competições estaduais podem se transferir para clubes da Série A ou da Série B do Brasileirão entre os dias 01 e 19 de abril.

[…] §3° – Só é admitida a solicitação de transferência em exceção ao disposto no caput caso seja comprovada(o):

c) A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024; […]

Além de poder contratar jogadores que disputam campeonatos estaduais e registrá-los entre 01 e 19 de abril, o Flamengo também fica atento à outra opção. Isso porque, o artigo 47 do regulamento também diz que transferências internacionais podem acontecer fora da janela. Para isso, o atleta precisa ter finalizado o último vínculo contratual até o dia de encerramento do período de registros, ou seja, também até esta quinta-feira (07).

[…] Art. 47 – O pedido de transferência internacional de atleta de Futebol de Campo só pode ser feito em um dos 2 (dois) períodos anuais de registro definidos pela CBF.

Parágrafo único – Só é admitida a solicitação de transferência fora desses períodos caso seja comprovada a rescisão por mútuo acordo ou encerramento do contrato de trabalho desportivo no exterior antes do término do período de registro anterior, nos termos do art. 6º do FIFA RSTP, ou quando incidentes quaisquer outras exceções aplicáveis e vigentes conforme o referido. […]

— As pessoas perguntavam: “Já acabou? Já fechou?”, e eu falava: “Gente, calma”. A janela fecha no dia 7, mas existe no regulamento uma janela especial para jogadores que estavam participando de campeonatos regionais. Só para vocês ficarem atentos, entendeu? — disse Landim, após Flamengo vencer o Madureira por 3 a 0 no último sábado (02) e conquistar a Taça Guanabara.

Embora tenha registrado De La Cruz, Viña e Léo Ortiz, o Flamengo continua atento no mercado e não descarta fazer contratações em abril. A posição que está na mira é o meio de campo, e o clube se movimenta para tentar resolver a carência.

Fonte: Coluna do Fla

Artigo anteriorFlamengo joga para manter vivo o sonho de inédita Libertadores Sub-20
Próximo artigoFlamengo x Minas: horário e onde assistir à Superliga Feminina