Por: Késia Alves
O Flamengo derrotou o Bangu por 3 a 0, nessa quinta-feira (15), e assumiu a liderança do Campeonato Carioca na oitava rodada. No entanto, a vitória rubro-negra foi embalada por um som diferente vindo das arquibancadas: um trompete. O responsável por dar o tom da festa da torcida na Arena Batistão foi o músico Marco de Jesus, que saiu da Bahia para apoiar o Fla em Sergipe.
Com a bandeira do Flamengo na mão e um trompete ao lado, Marco de Jesus encarou mais de cinco horas na estrada de Salvador até Aracaju. Ao chegar na capital de Sergipe, o músico de 51 anos, que faz parte da torcida FlaMassa Baiana, comandou o esquenta para o jogo aos arredores do estádio, puxando músicas do Rubro-Negro no instrumento.
Minutos antes do jogo entre Flamengo e Bangu, Marco de Jesus colocou o trompete nas costas e conseguiu entrar na Arena Batistão com o instrumento. Acostumado a tocar desde os 11 anos, o músico chamou a atenção não só dos torcedores que estavam nas arquibancadas, que foram embalados pelo som que saía, mas também da torcida que escutou através da transmissão.
Nas redes sociais, inclusive, diversos vídeos do trompetista na arquibancada estão viralizando (veja abaixo). Isso porque, há bastante tempo não se ouvia este som vindo das arquibancadas do Flamengo. Em entrevista exclusiva aoColuna do Fla, Marco de Jesus contou todos esses detalhes de como foi fazer parte da linda festa que a torcida presente em Sergipe deu. Além disso, ressaltou a importância das músicas nos estádios, como forma de evitar a violência.
— A sensação que eu tenho de ver toda essa repercussão é de gratidão. Fico feliz em ver as pessoas tendo essa noção da importância da música nos estádios. Isso evita a violência, porque as pessoas se voltam para as músicas, para os cânticos -, afirmou Marco de Jesus.
Nesse vídeo gravado ontem no Batistão fica clara a influência do trompete na cadência e na harmonia do canto… A música se torna mais “cantada”!
Eu sempre te amarei
Onde estiver estarei
Oh, meu Mengo… 🎶
📽️ @juliocesar_stspic.twitter.com/jaPd0YcRZY
— Músicas do Flamengo (@MusicasFlamengo) February 16, 2024
Com a repercussão do trompete em Sergipe, diversos torcedores foram às redes sociais e iniciaram uma campanha pedindo que o instrumento de sopro voltasse a ser utilizado nas arquibancadas rubro-negras. Desse modo, membros da Torcida Urubuzada já estão se mobilizando para viabilizar o uso dele no Maracanã.
Em contato com a reportagem do Coluna do Fla, Anderson Peixoto, membro da Torcida Urubuzada afirmou que já encontraram um trompetista no Rio de Janeiro para tocar nos jogos do Maracanã. No entanto, agora, os responsáveis tentam conversar com o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE), para conseguir a liberação do instrumento. Além disso, o torcedor explicou o motivo da mobilização:
— A ideia surgiu quando nesse jogo do Sergipe vimos na transmissão o Marco se destacando e regendo a nação como um maestro. Puxou os cantos no sopro do trompete em uma cadência muito linda desde o hino até outras músicas tradicionais da arquibancada -, disse, antes de finalizar:
— A ideia é o resgate da nossa tradição nos tempos áureos do Maracanã antigo, trazer um pouco dessa cultura dos instrumentos de metais para a arquibancada do novo Maracanã. Faz lembrar o nosso começo da torcida e a nostalgia da Charanga Rubro Negra -, finalizou Anderson Peixoto.
Se conseguirem a liberação, a expectativa é de que, em breve, os próximos jogos do Flamengo no Maracanã em 2024 possam contar com o trompete fazendo parte dos instrumentos no Setor Norte, local onde as torcidas organizadas se concentram. Enquanto os rubro-negros tentam viabilizar a ideia, o elenco do Fla se prepara para entrar em campo diante do Boavista.
Dessa forma, o Flamengo entra em campo às 21h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (20), diante do Boavista. Sendo assim, a bola rola pela nona rodada do Campeonato Carioca no Maracanã. Como manda a tradição, o Coluna do Fla transmite o embate, ao vivo, no YouTube. Além disso, a Band (canal aberto), a Bandsports (TV fechada) e o GOAT (streaming) também exibem o duelo.
Fonte: Coluna do Fla