Nesta quarta-feira (31), às 20h, no Maracanã, Tite estará na beira do campo para Flamengo x Palmeiras e voltará a disputar as oitavas de final da Copa do Brasil pela primeira vez desde 2015, quando foi punido por Gabigol e caiu na mesma fase. Na época, o treinador trabalhava no Corinthians, com quem faturou o Brasileirão daquele ano. O atacante defendia o Santos.
Na Copa do Brasil, Tite não foi páreo para o time do Santos de Gabigol, seu atual comandado. O atacante, que não passava de uma jovem promessa na época, abriu o placar nos dois jogos, que terminaram em 2 a 0 e 2 a 1 em favor da equipe do “Predestinado”.
➕ VAR de Flamengo x Palmeiras acumula polêmicas contra o Rubro-Negro
O confronto ainda contou com diversos jogadores que jogaram no Flamengo ao longo dos anos. Do lado do Santos estava David Braz, Gustavo Henrique, Thiago Maia e Geuvânio. Já do lado do Corinthians havia Renato Augusto, Elias e Vágner Love.
Tite tem grande apreço pela Copa do Brasil, tendo ganho ela em 2001, pelo Grêmio, o que o fez ascender no futebol nacional. Das vezes que chegou às oitavas, 2015 foi a única na qual o treinador não passou de fase.
Nas demais ele passou pelo Fluminense em 2001 (treinando Grêmio), pelo Ituano em 2005 (comandando o Atlético-MG), pelo Náutico em 2009 (como técnico do Internacional) e pela Luverdense, em 2013, à frente do Corinthians.
Tite já venceu a Copa do Brasil
Após vencer em 2001, Tite só conseguiu chegar à final novamente em 2009, na qual perdeu para o Corinthians. Desde então a competição não tem sido a mais feliz para o treinador. Em 2013 ele foi eliminado após a disputa de pênaltis contra o Grêmio. Alexandre Pato tentou uma cavadinha na penalidade decisiva e parou em Dida, um lance que ficou marcado. O Mais Querido foi o campeão daquela edição.
Após essa fatídica eliminação o treinador tirou um 2014 sabático. Em seu retorno ao próprio Corinthians, em 2015, viveu a eliminação para o Santos de Gabigol. Antes disso, caiu nas quartas de 2005 para o Ceará. Ao todo, Tite soma oito participações na Copa do Brasil, com 42 jogos, 21 vitórias, 12 derrotas e nove empates.
Gabigol gosta da competição
Artilheiro três vezes da competição (2014, 2015 e 2018) pelo Santos, Gabigol pode aproveitar o seu bom momento atual para ajudar o Mais Querido nessa sequência difícil de confrontos que virão agora. Com 30 gols na Copa do Brasil, Gabi é o terceiro maior artilheiro do torneio, atrás de Fred (37) e Romário (36).
➕ Gabigol responde oferta do Palmeiras e muda quadro no Flamengo
Na época que eliminou seu atual treinador, Gabriel era uma máquina. Mesmo tão jovem, era o artilheiro e melhor jogador daquele Santos, que mesclava juventude e experiência.
Também campeão em 2022 pelo Flamengo e vice pelo Santos em 2015, Gabriel agora busca auxiliar seu comandante para trazer o penta para a Gávea. As partes, que já tiveram rusgas no passado, admitem ter um bom relacionamento atualmente. No jogo contra o Vitória, ambos deram um abraço caloroso no gol que garantiu os três pontos.
Ainda assim, Gabigol vem usando os microfones pedindo mais minutos por parte do treinador. Mantendo seu poder de decisão que o fez ídolo da Nação, o Camisa 99 deve ter boas chances nesse agosto que será insano para o Flamengo.
(Estagiário com supervisão do coordenador Lucas Tinôco)
Fonte: Mundo Rubronegro