Substituto de Fabrício Bruno, Ortiz chega para 8⁰ jogo de Libertadores na carreira

O substituo natural de Fabrício Bruno após a negociação entre Flamengo e West Ham, Léo Ortiz, fará nesta terça-feira (28), contra o Millonarios, apenas sua 8ª partida pela Libertadores em toda a sua carreira, incluindo o Bragantino.

No ano de 2022, em que o Flamengo se sagrou tricampeão, Léo Ortiz disputou 5 partidas pelo Bragantino na Libertadores. A equipe de Bragança Paulista acabou sendo eliminada ainda na Fase de Grupos da competição, ficando em último lugar com 5 pontos.

Fabrício Bruno é o zagueiro mais disciplinado do Flamengo desde 2022

Já, neste ano, Ortiz vai para o 3º jogo pelo Flamengo na Libertadores diante do Millonarios no Maracanã. Até o momento, o zagueiro fez 2 jogos vestindo o Manto Sagrado na competição continental e marcou um gol, justamente em sua estreia.

Comparativo de Léo Ortiz na Libertadores por Flamengo e Bragantino

A primeira coisa que nota-se ao comparar as atuações de Léo Ortiz por Flamengo e Bragantino pela Libertadores é a participação em diferentes locais do jogo. Enquanto pela equipe paulista o zagueiro ocupou maior faixa de campo, pelo Mais Querido, o mapa de calor mostra uma presença mais tímida.

Mapa de calor pelo Bragantino

Mapa de calor pelo Flamengo

Levando em consideração o número de duas partidas a mais, outras estatísticas demonstram a superioridade de Léo Ortiz atuando pelo Bragantino na competição em relação ao Flamengo. Enquanto o zagueiro possui média de 6,2 cortes por jogo pelos paulistas, com o Manto Sagrado, o total foi de 2 até o momento.

Porém, no quesito disputas de bolas vencidas, o Ortiz do Flamengo sai em vantagem. Pelo Mengão, foi constatada 80% de eficácia neste quesito, enquanto pelo Bragantino a taxa de assertividade chegou em 64%.

Para finalizar, o zagueiro ainda empatou em número específico, nos jogos pelos dois clubes. Tanto na campanha de 2022 pela equipe da Red Bull, quanto na atual, de 2024, pelo Mais Querido, Léo Ortiz ficou uma partida da Libertadores sem tomar gol.

No Bragantino, a partida em questão foi um 2 a 0 contra o Nacional do Uruguai, já no Flamengo, o confronto em que o zagueiro não foi vazado foi a goleada por 4 a 0 contra o Bolívar.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorSegundo jornalista, Flamengo observa atacante paraguaio do Cerro Porteño
Próximo artigoQuais foram os títulos e prêmios conquistados por Fabrício Bruno no Flamengo?