STJD denuncia Alcaraz, Yuri Alberto e até gandulas por confusão em Corinthians x Flamengo

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o atacante Yuri Alberto, o zagueiro Cacá e o auxiliar Emiliano Díaz por conta de incidentes no jogo entre Corinthians e Flamengo, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Timão venceu por 2 a 1, com gols de Talles Magno e Romero.

Pelo lado flamenguista, o meia-atacante Alcaraz foi denunciado. O julgamento está previsto para acontecer na próxima sexta-feira (18), a partir das 10h (de Brasília).

ESPN NO DISNEY+

O Disney+ está ainda maior e melhor. Filmes, séries e os esportes da ESPN num só lugar. Conheça o novo Disney+.

Na ocasião, faltando pouco para o fim do jogo, Yuri Alberto cometeu falta violenta no lateral direito Wesley e foi expulso. Depois, uma confusão generalizada ocorreu entre jogadores dos dois times, e Cacá e Alcaraz foram mandados mais cedo para o vestiário pelo árbitro Ramon Abatti Abel (SC).

Yuri Alberto e Alcaraz foram enquadrados no artigo 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em “praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”, que prevê suspensão de quatro a doze partidas. O corintiano vai ser julgado por “desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”, enquanto o flamenguista por “desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”.

Já Cacá foi enquadrado no artigo 250-A, que fala em “praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente” e prevê pena de uma a três partidas por suspensão. O beque vai ser julgado por “empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada”.

Emiliano Díaz, por sua vez, foi enquadrado no artigo 258 (“assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”), que tem punição prevista de suspensão de uma a seis partidas. O auxiliar vai ser julgado por “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”.

O executivo de futebol Fabinho Soldado também foi citado pelo STJD por desrespeito à arbitragem. A pena do dirigente, no entanto, pode ser de 15 a 180 dias de suspensão, já que ele não estava envolvido diretamente na partida.

Os gândulas Thiago Mastrochirico Rezetti e Alessandro da Silva também vão ser julgados. Ambos foram expulsos durante o confronto sob a justificativa de terem “retardado o reinício do confronto em algumas oportunidades”.

De acordo com apuração da reportagem da ESPN, os casos serão julgados por uma das seis comissões disciplinares do STJD. Caso haja recurso dos interessados ou da Procuradoria contra a decisão da comissão, o pleno do tribunal irá tomar a decisão final.

Corinthians e Flamengo se enfrentam no próximo domingo (20), na Neo Química Arena, pela volta da semifinal da Copa do Brasil. Na ida, no Maracanã, o Timão perdeu por 1 a 0 com gol do lateral esquerdo Alex Sandro.

PRÓXIMOS JOGOS DO CORINTHIANS:

Athletico-PR (C): 17/10 (de Brasília) – Brasileirão

Flamengo (C): 20/10, 16h (de Brasília) – Copa do Brasil

Racing (C): 24/10, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Sul-Americana

PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO

Fluminense (C) – 17/10, 20h (de Brasília) – Brasileirão

Corinthians (F) – 20/10, 16h (de Brasília) – Copa do Brasil

Juventude (C) – 26/10, 19h (de Brasília) – Brasileirão

*Com informações de Vladimir Bianchini

Fonte: ESPN

Artigo anteriorSTJD denuncia Alcaraz por expulsão contra o Corinthians e meia pode pegar punição
Próximo artigoFlamengo fecha preparação para jogo em São Paulo, pelo NBB