Campeão da Copa Libertadores em 2022, o Flamengo garantiu sua vaga no novo Mundial de Clubes da Fifa, marcado para 2025. Contudo, a FIFPro, sindicato internacional dos jogadores de futebol, entrou com uma ação para que o torneio seja adiado. O argumento do grupo é que a data escolhida pela federação internacional vai atrapalhar o bem estar dos atletas.
O que você precisa saber:
- Flamengo está garantido no Mundial de Clubes da Fifa em 2025
- O chamado ‘Super Mundial’ com 32 clubes, está previsto para acontecer entre junho e julho
- Sindicato dos jogadores pede que data do campeonato seja revista pela federação internacional
A posição da FIFPro
Em documento enviado à Fifa, a FIFPro afirma que caso o torneio seja realizado na data prevista, muitos atletas passariam três anos sem férias. Isto porque em 2024 serão realizadas as Copas América e Europa e, após o Mundial, ainda teria a Copa do Mundo em 2026. Vale lembrar que todos os torneios de seleções estão marcados para acontecer entre junho e julho, que coincide com os meses de descanso do futebol europeu.
“A recente abordagem estratégica da Fifa de desenvolver as suas próprias competições – como a Copa do Mundo, a Copa do Mundo de Clubes ou a Copa Intercontinental – está perturbando negativamente a indústria do futebol, colocando em risco as ligas nacionais e afetando a saúde e o bem-estar dos jogadores“, argumentou a FIFPro.
De volta ao Flamengo
Segundo informado pelo Flamengo através das redes sociais, o atacante Bruno Henrique está fora da partida contra o Corinthians, neste sábado (11). Ainda de acordo com o clube,o camisa 27 sofreu uma entorse no pé esquerdo no último confronto diante do Palestino, pela Copa Libertadores. Apesar do desfalque, o atacante já está em tratamento no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Bruno Henrique não está relacionado para o jogo contra o Corinthians em razão de uma entorse no pé esquerdo sofrida no último jogo. O atacante está em tratamento.
— Flamengo (@Flamengo) May 10, 2024
A escalação do Flamengo
Antes de mais nada, é preciso lembrar que o Flamengo tem dois importantes desfalques para o confronto contra o Corinthians: Erick Pulgar, que ainda se recupera de entorse no tornozelo esquerdo, e Bruno Henrique, que está com um problema no pé esquerdo.
Já Arrascaeta, ainda será reavaliado pelo Departamento Médico do Flamengo para entender se há condições de jogo por parte do uruguaio. Caso o camisa 14 não vá para o confronto, Lorran ficará com a vaga no meio de campo rubro-negro. Enquanto isso, Gerson foi escalado por Tite para atuar como ponta direita, enquanto Cebolinha ficará no lado oposto.
Portanto, o Flamengo deve ir a campo com: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De La Cruz e Lorran (Arrascaeta); Everton Cebolinha, Gerson e Pedro.
Último treino antes da partida contra o Corinthians, pelo @Brasileirao! #VamosFlamengo #CRF
📸: Gilvan de Souza /CRF pic.twitter.com/Q3YVLD9sOL
— Flamengo (@Flamengo) May 10, 2024
Tite pressionado
Apesar dos resultados negativos em sequência, Tite tem tido o respaldo público por parte da diretoria sobre o seu trabalho. Portanto, apesar da pressão feita por alguns torcedores rubro-negros, a tendência é que o treinador ainda permaneça no cargo neste primeiro momento. Vale lembrar que mesmo pressionado no cargo, Tite acumula bons números nesta temporada com o Flamengo.
Ao todo neste ano já foram 25 jogos com o treinador à frente da equipe. Sendo 15 vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Com um time ofensivo, o Flamengo já marcou 39 vezes esta temporada, e em contrapartida, teve a rede balançada em 10 oportunidades.
Confira a tabela atualizada do Brasileirão após a 5ª rodada:
1º – Athletico-PR – 10 pontos
2º – Bahia – 10 pontos
3º – Botafogo – 9 pontos
4º – Atlético-MG – 9 pontos
5º – Bragantino – 9 pontos
6º – Palmeiras – 8 pontos
7º – Flamengo – 8 pontos
8º – São Paulo – 7 pontos
9º – Internacional – 7 pontos
10º – Cruzeiro – 7 pontos
11º – Grêmio – 6 pontos
12º – Fortaleza – 6 pontos
13º – Criciúma – 5 pontos
14º – Corinthians – 5 pontos
15º – Juventude – 5 pontos
16º – Fluminense – 5 pontos
17º – Vasco – 3 pontos
18º – Vitória – 1 ponto
19º – Atlético-GO – 1 ponto
20º – Cuiabá – 0 ponto
Fonte: Fla Resenha