Sesc Flamengo estreia elenco repaginado na Copa Nacional de Clubes

O Sesc Flamengo enfim vai estrear na nova temporada do vôlei nacional nesta quarta-feira (25), às 19h30, contra o Unilife Maringá, pela Copa Nacional de Clubes. A competição com formato triangular serve como forma de preparação para a Superliga e será onde o Mengão vai apresentar o seu elenco. O grupo rubro-negro passou por grande reformulação, e o MRN apresenta características do novo grupo do Fla.

O Fla sofreu saídas importantes e precisou ir ao mercado após duas temporadas com praticamente o mesmo elenco. Bernardinho e sua comissão optaram pela formação de um grupo mais jovem. A média de idade do time era de 25,6 anos na última temporada e reduziu para 23,9 no início de 2024/25.

Foram seis contratações para suprir sete saídas no elenco, com as principais mudanças entre as atacantes. O Flamengo não conta mais com Juciely, que se aposentou depois de 14 temporadas no Sesc, e saída de Valquíria garante uma nova dupla de centrais no time titular. Além disso, maiores pontuadoras nas últimas duas temporadas, Sabrina e a norte-americana Roni deixaram o time.

Veja as saídas do Fla e o destino das atletas:

Ponteiras: Roni Perry (Salt Lake Volleyball-EUA) e Gabiru (Mackenzie)

Opostas: Sabrina (PGE Rysice Rzeszów-POL) e Kimberly (Mackenzie)

Centrais: Juciely (Aposentadoria) e Valquíria (Osasco)

Líbero: Marcelle (Fluminense)

O número de saídas representa exatamente 50% do elenco. Isso significa que sete jogadoras permanecem no time para 24/25. Destaque principalmente para a posição de levantadora, única que não teve mudança. A canadense e duas vezes eleita melhor da posição na Superliga, Brie O’Reilley segue no comando da função. O time renovou também com Roselly e subiu a jovem Clara Rodrigues, de 18 anos.

Outros nomes já conhecidos que seguem no time são Laís e Michelle, líbero e ponteira titular. Isso além das jovens Helena (ponteira), Julliana Granda e Aria (centrais). Em uma temporada de grupo rejuvenescido e perda de atacantes, há expectativa de mais espaço para jovens atletas que já estavam no grupo. Importante citar a líbero Victória Stadler, de 20 anos, também promovida da base.

Quem chega ao Sesc Flamengo

O Sesc Flamengo x Unilife Maringá desta quarta pode marcar muitas estreias com o Manto Sagrado. Na posição de oposta, aliás, é praticamente garantido que Bernardinho vai escalar uma cara nova em relação ao último ano. Afinal, a função foi completamente repaginada.

Veja as contratações do Sesc Flamengo:

Edinara

A favorita para começar jogando como oposta é Edinara, de 28 anos, ex-Sesi Bauru. Ela terminou a última Superliga com 359 pontos totais (6ª entre opostas e 9ª geral) e foi a terceira da posição com mais pontos de bloqueio no torneio (42). Uma das escolhas de Bernardinho para substituir Sabrina, que liderou o time em pontos no último ano.

“Eu estou muito feliz em estar vestindo essa camisa, e ter essa responsabilidade envolve muito comprometimento e dedicação. É uma posição que exige não apenas habilidade técnica, mas também muito trabalho em equipe, mesmo sendo um reforço neste ano, ninguém ganha ou perde sozinho o trabalho em grupo vai ser mais importante do que qualquer individualidade”, disse ao MRN.

Camila Mesquita

Aos 24 anos, Camila Mesquita chega ao Sesc Flamengo após boa temporada com a camisa do Barueri. Campeã da Superliga com o Minas em 20/21 e já experiente apesar da pouca idade, ela vai disputar posição com Edinara na saída de rede rubro-negra e pode ser escalada também como ponteira.

“Estou mais velha, com mais experiência e responsabilidades dentro da quadra. Porém, a forma de encarar o trabalho é a mesma, se não maior. Sabem como é o trabalho do dia a dia para buscar o título e me sinto pronta para encarar esse processo de novo aqui no Sesc RJ Flamengo.”

Lorena

Com 1,90m de altura e passagens pela Seleção Brasileira, Lorena deixou o Praia Clube para assumir a posição de central do Mais Querido. Ela se destaca principalmente no bloqueio, com o nono melhor índice da última Superliga: foram 31 pontos de bloqueio em 45 sets jogados, média de 0,69 por set.

Jussara

Aos 28 anos, Jussara é um desejo antigo do técnico Bernardinho e já tinha recebido contato do Flamengo no início da última temporada. Mas a negociação não avançou em outros momentos. Agora, a atleta chega ao Sesc com a possibilidade real de brigar por vaga no time. Lembrando que as duas titulares das últimas temporada não estão mais no clube.

Karina Souza

Karina é outra atleta que o treinador já tentou a contratação anteriormente. Aos 25 anos, ela se destacou principalmente sob o comando de Zé Roberto Guimarães com a camisa do Barueri. Na última temporada com o Sesi, ela marcou 76 pontos feitos em 47 sets disputados e teve aproveitamento de 50% nas recepções (129/256).

Mikaela

Mikaela Hestmann é a maior surpresa do elenco. A jovem de apenas 16 anos chamou atenção pelo Tijuca Tênis Clube foi oficializada como reforço nas últimas semanas. É a atleta mais jovem do elenco e da elite do voleibol nacional.

Sesc Flamengo x Maringá pela Copa Nacional de Clubes

Esse será o elenco comandado por Bernardinho na estreia contra o Maringá, nesta quinta-feira, às 19h30, no ginásio Marcelo Mioso, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. A partida terá transmissão da Fla TV e do canal do projeto Pro Vôlei Ijuí.

Além das duas equipes que se enfrentam na abertura do torneio, o Gerdau Minas também faz parte do triangular. A Copa Nacional de Clubes é um triangular em comemoração ao aniversário de 15 anos do projeto Pro Vôlei.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorVidente prevê resultado de jogo entre Flamengo e Peñarol, pela Libertadores
Próximo artigoLandim é avisado e Flamengo informa cinco recomendações para proteger torcida no Uruguai