Sem garantia, vice de Landim diz ter ‘sensação’ de que Globo vai exibir mais jogos do Flamengo

Após garantir no início da reunião de ontem do Conselho Deliberativo do Flamengo que o novo contrato com a Globo aumentaria o número de partidas do Mais Querido na TV aberta, o vice-presidente de Marketing do Flamengo, Gustavo Oliveira, admitiu aos conselheiros que isso não passa de uma “sensação”, e não uma garantia contratual.

Pelo contrário, o novo contrato com a Globo permite à emissora distribuir os jogos entre as suas diferentes plataformas – TV aberta, TV fechada e pay per view – a seu critério, sem nenhum número mínimo ou máximo de jogos.

Gustavo Oliveira disse basear sua sensação em dois fatores: a de que a maior parte do dinheiro arrecadado com a Globo para o campeonato viria dos anunciantes da TV aberta e não dos assinantes do pay per view e que esses anunciantes exigiriam jogos do Flamengo. E também que a emissora teria menos jogos para passar por rodada por ter contrato com menos clubes.

Essa última avaliação, no entanto, depende de a emissora não fechar contrato com os times da Forte Futebol. A emissora, entretanto, colocou no contrato com a Libra que 65% da verba que ela investirá no campeonato deve ir para os times do bloco – 55% caso o Corinthians mantenha a decisão de não aderir ao contrato. Isso significa que a Globo terá entre R$ 700 e R$ 900 milhões para oferecer aos demais times e pode acabar garantindo também estes jogos.

Valor que Globo vai pagar ao Flamengo depende de jogos na TV aberta

A escolha da Globo de exibir ou não os jogos do Flamengo afetará diretamente o dinheiro que o clube vai receber no contrato. Trinta por cento dos R$ 1,3 bilhão anuais serão distribuídos segundo a audiência. E a participação na audiência será calculada com base no número total de espectadores, e não na média. Ou seja, mesmo se tiver uma média de audiência maior, o Flamengo vai receber menos se tiver menos jogos exibidos na TV aberta.

Em 2020, o Flamengo entrou com processo contra a Globo acusando a emissora de tentar “enriquecer às custas do Flamengo” ao tirar jogos do clube da TV aberta e privilegiar a transmissão no pay per view. Agora, confia que o cenário de transmissões mudou e a emissora não fará a mesma coisa. Mas não tem nenhuma garantia contratual, apenas uma “sensação”.

Fonte: Mundo Rubronegro

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