Reunião entre CBF e clubes pautará rebaixamento e calendário; Ednaldo expõe preferências

Nesta segunda-feira (27), a Confederação Brasileira de Futebol vai se reunir com os clubes para voltar a debater as questões relacionadas ao calendário do Brasileirão, que foi paralisado devido à tragédia no Rio Grande do Sul. Em meio a este cenário, as equipes que disputam o torneio levantaram algumas hipóteses – como o não rebaixamento – que foram brevemente comentadas por Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade. O mandatário foi enfático ao afirmar que a CBF descarta não rebaixar os quatro clubes de pior campanha.

“Nós respeitamos os posicionamentos, porém o rebaixamento não é possível. Ele está atrelado a um estatuto da FIFA, da Conmebol, as leis Pelé e geral da CBF. Isso impactaria de uma competição ser questionada judicialmente. 38 rodadas já é difícil, 46 seria impossível, portanto, essa ideia a gente respeita, mas não podemos acatar e não vai acontecer”, disse Ednaldo Rodrigues.

Braz responde se tem plano B para repor laterais na Copa América

Sobre o rebaixamento, vale relembrar que, na última sexta-feira (24), em uma entrevista coletiva, Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, uma das equipes diretamente afetadas pela tragédia no Sul, deu opiniões sobre o assunto. Ele levantou uma hipótese de rebaixar os clubes nesta edição, e inclusive, garantiu ter conversado com outros treinadores, que teriam a mesma visão sobre o tema.

“Sem dar nomes, eles (técnicos) têm sido bastante solidários. Eles têm esse mesmo pensamento de não termos nenhum clube rebaixado este ano. A gente opina, mas não cabe a nós tomar essa decisão. Essa decisão será dos presidentes dos clubes com o presidente da CBF. Única coisa que posso falar e opinar: pensem direito sobre essas decisões no próximo dia 27”, disse Renato.

O ajuste no calendário

A paralisação de duas rodadas do Campeonato Brasileiro fará com que a CBF e os clubes entrem em consenso acerca de como o calendário será ajustado, de modo a cumprir a previsão de encerramento das atividades no dia 8 de dezembro.

Ednaldo Rodrigues, então, foi questionado sobre a possibilidade de mais jogos serem disputados durante a Copa América, e falou que ‘vai propor soluções’.

“A CBF vai propor soluções. A gente sabe que é um momento crítico e que cada um tem que dar um pouco, tem que ter um pouco de desprendimento para que possamos conciliar. A CBF vai buscar a melhor alternativa possível para que isso não aconteça de uma forma tão extensa. A diretoria de competições e a presidência estarão à disposição para conciliar da melhor maneira possível essas reposições de jogos”, pontuou o presidente da CBF.

Sobre o assunto, vale destacar que o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, foi enfático ao afirmar que esperava que o Rubro-Negro não tivesse mais partidas durante o período Data-Fifa. Cabe recordar que o Fla é dono de um elenco recheado de craques e de jogadores que sempre são convocados, ficando bastante desfalcado em períodos de convocações.

Por baixo, o Flamengo já deve perder: Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña para a Seleção Uruguaia, Pulgar para a Seleção Chilena, e ainda há a possibilidade de Rossi ser chamado pela Argentina. Ou seja, mais da metade de um time titular desfalca o elenco.

Volta do Brasileirão

Ainda que a reunião só esteja marcada para esta segunda-feira (27), o Campeonato Brasileiro já tem previsão de retorno, e as equipes voltam a campo no próximo final de semana. O Flamengo vai enfrentar o Vasco no dia 2 de junho, no Maracanã, às 16h (de Brasília). A partida tem mando do Cruzmaltino, que já abriu a venda de ingressos para o confronto.

O Fla ocupa a terceira posição na tabela, com 11 pontos em seis jogos: três vitórias, dois empates e uma derrota. O Vasco, por sua vez, está na 13ª colocação, com seis pontos e em seis jogos: duas vitórias e quatro derrotas.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorCacau Cotta ganhou cargo na gestão Landim após conversa com delegado do Ninho
Próximo artigoEx-técnico do Flamengo e atual da Seleção, Dorival fala sobre o ‘Caso Gabigol’