O Flamengo confirmou a conquista da Taça Guanabara ao vencer o Madureira, neste sábado (2), e vive grande momento sob o comando do técnico Tite. Para o comentarista Renato Rodrigues, da ESPN, o treinador fez um grande trabalho na equipe e conseguiu mudar mentalidade dos torcedores. Se antes era taxado de retranqueiro por parte da torcida, hoje é exaltado pela fase defensiva do time.
“A grande mudança de rota desse Flamengo é o rubro-negro conhecendo o que é o Tite. Muitos rubro-negros tinham uma certa rejeição com o Tite. O lance de ser gaúcho, papo de ser retranqueiro, e quem diz isso em 2024 não vê futebol. E até uma questão cultural do clube. O Flamengo é um clube que mais que ganhar, é ficar com a bola e um time que sempre se impôs tecnicamente. E eles estão descobrindo que defender é importante. Quando você não toma gol também não perde jogos. O Flamengo não toma gol”, disse Renato durante o ‘Sportcenter’, antes de completar:
“Quando consegue dar uma sustentação defensiva para um elenco que é tão superior, quem está lá trás dá confiança e quem está na frente arrisca mais. Com a qualidade que tem, as chances vão aparecer. Então, acho que esse é o caminho. Óbvio que eu quero ver o Flamengo em um nível de enfrentamento maior, mas o caminho é bem otimista.”
Os números do Flamengo nos 11 jogos da Taça Guanabara corroboram com a opinião de Renato Rodrigues. Campeão invicto, o Rubro-Negro terminou o turno único do Campeonato Carioca com o melhor ataque (23 gols) e a defesa menos vazada (1 gol sofrido).
É importante ressaltar que o único gol sofrido pelo Mengão no Estadual até aqui foi com o elenco formado por jovens do sub-20, em empate com o Nova Iguaçu, enquanto o time principal estava em pré-temporada nos Estados Unidos. Portanto, o time principal liderado por Tite ainda não sofreu gols em jogos oficiais na temporada.
Comentaristas projetam sucesso do Flamengo em 2024
Em seguida, Renato Rodrigues e Léo Bertozzi projetaram o sucesso do Flamengo nas competições de 2024. O segundo, aliás, destacou o elenco rubro-negro como melhor do continente e afirmou que a expectativa mínima na Libertadores é semifinal.
“Tem treinador, tem elenco. Não é que o Flamengo tem o melhor elenco do Brasil, ele tem o melhor elenco da América do Sul. O Flamengo entra em qualquer Libertadores e a expectativa é bater ao menos semifinal, sendo bem conservador. Nem sempre vai acontecer, como o ano passado por exemplo. Mas o geral é olhar e pensar ‘Brasileiro tem que competir, Libertadores tem que competir”.
Já Renato Rodrigues entende que o estilo do Flamengo com o técnico Tite potencializa as chances no Campeonato Brasileiro. Afinal, os primeiros colocados geralmente são os times de melhor defesa e, quando conquistou o torneio em 2011 e 2015, o treinador montou grandes sistemas defensivos.
“Eu acho que, com essas características, é até mais para o Brasileiro. Eu entendo a expetativa em cima de Libertadores e Copa do Brasil, mas é copa. Já não se tem 100% de controle no futebol e no mata-mata as coisas podem acontecer. Eu acho que nessa toada, os times que tomam poucos gols no Brasileiro estão nas cabeças. Todas as vezes que o Tite foi campeão brasileiro teve a melhor defesa do campeonato. Então é isso, o Flamengo está sendo ‘titezado”
Fonte: Mundo Rubronegro