O adversário das oitavas de final da Copa Libertadores é o Bolívar, e o Flamengo já criou uma certa história com a equipe na fase de grupos. Com uma vitória para cada lado, os bolivianos acabaram levando a melhor no Grupo E da competição, terminando na liderança com 13 pontos, enquanto o Flamengo encerrou em segundo, com 10. O Palestino, em terceiro, ficou com vaga na Sul-Americana, e os Millonarios foram eliminados, com apenas três pontos. O MRN relembra os principais pontos das classificações das duas equipes.
Principal vitória do Flamengo
O principal resultado conquistado pelo Rubro-Negro foi exatamente contra o Bolívar. Isso porque o time já havia perdido na altitude, e ainda existia a dúvida: qual é a força da equipe boliviana sem a altitude? O Fla provou que é mais forte, e apesar de não ter conseguido ser superior na pontuação, venceu bem no confronto direto, conquistando o melhor resultado das classificações de Flamengo e Bolívar.
➕Rossi fala em frustração contra Palmeiras, mas pede foco em Flamengo x Bolívar
O placar de 4 a 0 foi o melhor que o Mengão fez em toda a fase de grupos. Por isso, a vitória foi a mais expressiva e memorável. Com gols de Gerson, Ayrton Lucas, Everton Cebolinha e do artilheiro Pedro, o Mais Querido construiu sua melhor vitória na fase de grupos, e deve levar em consideração para tentar repetir o bom placar e encaminhar a classificação ainda no Rio de Janeiro.
Derrota para esquecer
Um dia para apagar da memória dos flamenguistas também foi contra o Bolívar. O time também perdeu para o Palestino por 1 a 0, fora de casa, mas a derrota por 2 a 1 para o Bolívar tem um significado maior pelo momento, já que os times voltam a se enfrentar e a equipe de Tite precisa ligar alguns alertas.
Um deles é o da bola aérea. Com o ar rarefeito em La Paz, o Flamengo já sofreu de cabeça, o time tem levado gols muito parecidos. O problema, portanto, se mostra claro para que Tite corrija antes de ir até os 3640m acima do mar na Bolívia.
A derrota também foi a mais doída por ter sido a primeira do time nessa Libertadores, após empatar com Millionarios e vencer o Palestino.
Os resultados da classificação do Flamengo no Grupo E
Vitória marcante do Bolívar
A campanha do Bolívar teve como melhor vitória o jogo contra o Palestino. Apesar de ter derrotado o Mais Querido, que é um adversário muito mais pesado, a vitória na estreia foi a única conquistada fora de casa. O Bolívar se mostra forte em La Paz, e vencer no Chile demonstrou que a equipe também pode se inspirar a ser competitiva fora de seus domínios.
Além disso, por acontecer logo na estreia, serviu como um cartão de visitas para o resto do grupo, antes ainda das classificações de Flamengo e Bolívar acontecerem. Goleando, os bolivianos se mostraram mais fortes do que se pensava antes do início da fase de grupos, dando a entender que brigaria pela liderança se o Flamengo deixasse. E foi o que aconteceu.
Flamengo foi pior derrota do Bolívar
Após as classificações de Flamengo e Bolívar, os times voltam a se cruzar e não tem como deixar de citar o jogo do Flamengo, fazendo uma repetição da melhor vitória flamenguista. Pelo lado do Bolívar, não tem como não se lembrar do amasso rubro-negro, pensando nos perigos que a equipe pode encontrar no Maracanã.
Sem altitude e na pressão da Nação, o Flamengo foi muito superior e o Bolívar não conseguiu praticar seu jogo diante da melhor equipe do continente. Chico da Costa, que já deixou o clube rumo ao Cerro Porteño, apontou o caminho que fez o Bolívar perder e que precisa ser seguido pelo Mengão mais uma vez.
“Dificuldade foi a gente sofrer gol no começo. Sabíamos que a gente tinha que aguentar os primeiros dez, 15 minutos. Tivemos nossos momentos. Mas quando veio o gol em cima, o time deles pegou confiança. Maracanã, Flamengo… Eles sabem como jogar, qualidade não preciso nem falar. Faltou aguentar a pressão nos primeiros minutos, para equilibrar o jogo emocionalmente”, disse o atacante, que acabou apontando o caminho das pedras para as oitavas de final, mostrando que o Mengo precisa pressionar desde o início.
Os resultados da classificação do Bolívar no Grupo E
Fonte: Mundo Rubronegro