A disputa pelos direitos de transmissões de jogos dos Brasileirões de 2025 a 2030 começou. A Rede Globo abriu negociação com alguns clubes e faz sugestão de divisão de cota em meio à briga pela criação das ligas. A emissora surge como alternativa enquanto os dirigentes das equipes não fecham acordo.
Segundo informações do jornalista Rodrigo Capelo, do jornal ‘O Globo’, a emissora sugeriu uma divisão de cota em 40-30-30. Ou seja, 40% do valor total seria repartido igualitariamente entre os 20 times; 30% repassado conforme o posicionamento das equipes nos últimos cinco anos, exceto a temporada vigente; e os outros 30% levando em consideração a tabela atual.
A Rede Globo apresentou tal sugestão sem debater os valores. Nesse formato cogitado, a emissora faria uma espécie de compra “individual, mas conjunta” dos direitos de transmissão de todos os 20 clubes envolvidos no Brasileirão de 2025 a 2030.
Vale lembrar que a Libra e a Forte Futebol, duas ligas criadas com clubes das principais divisões do Brasil, discutem se devem negociar diretamente os direitos de transmissão com a Globo ou delegar a função a um intermediário. Sendo assim, caso os clubes aceitem os moldes da emissora, as ligas teriam uma ‘dor de cabeça’ a menos e se concentrariam em trabalhos com investidores.
Fonte: Coluna do Fla