Rebeca Andrade caminha a passos largos para deixar as Olimpíadas de Paris como maior atleta olímpica brasileira da história. Com bronze inédito por equipes e prata no individual geral, a ginasta do Flamengo volta à Arena Bercy neste sábado (3), às 11h20, para disputar a final do salto. Expectativa é que ela suba no pódio do torneio pela quinta vez e empate no topo do ranking de medalhas do país de todos os tempos.
Rebeca é a atual campeã olímpica e mundial desta prova e certamente fará mais um duelo histórico com a norte-americana Simone Biles. Ela ficou à frente da rival na classificatória e atrás na final do individual geral, quando a lendária ginasta utilizou seu salto “Biles II” e tirou nota de 15.766. Agora elas se reencontram no aparelho e disputa promete surpresas.
➕ Tite busca ampliar retrospecto positivo contra o São Paulo
Onde assistir à final de Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Paris
O torcedor cinco opções para acompanhar a transmissão ao vivo da prova: TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), Globoplay (streaming), CazéTV (Youtube e Prime Video) e o aplicativo de celular ‘Jogos Olímpicos Paris 2024’.
O evento certamente terá cobertura especial dos canais brasileiros, já que a expectativa é que Rebeca empate com Robert Scheidt e Torben Grael com cinco medalhas olímpicas. Ela tem um ouro, duas prata e um bronze e já é a mulher brasileira com mais medalhas no torneio.
Rebeca x Simone Biles na final do salto
Na final deste sábado, cada ginasta fará dois saltos e nota final é a média entre as apresentações. Além de Rebeca Andrade e Simone Biles, a prova terá a americana Jade Crey, a sul-coreana Yeo Seojeong, a norte-coreana An Chang Ok, as canadenses Shallon Olsen e Elsabeth Black e a búlgara Valentina Georgieva.
Rebeca foi campeã em Tóquio com média de 15,083 pontos (15,166 e 15,000). Nessa edição, no entanto, a disputa com Biles deve fazer a nota subir. A americana tem salto que dá nota próxima ao 15.800, o que faz dela a favorita ao ouro, mas grau de dificuldade já a fez cometer erros e perder pontos.
O ‘Biles II’, nome dado em homenagem à atleta por ter homologado o salto, consiste em uma entrada de costas na mesa e duplo mortal carpado para trás, conhecido também como ‘Yurchenko double pike’ e tem nota de partida altíssima de 6.4.
Tanto ela quanto Rebeca fecham combinação com um ‘Cheng’, com nota de partida 5.6, e a ginasta do Flamengo costuma ter notas melhores. Ela tirou 15.100 com esse salto na final individual, segunda maior nota do dia no aparelho.
Existia a expectativa de Rebeca tentar um novo salto na briga pelo ouro: Yurchenko com tripla pirueta, que se chamará “Andrade” caso ela execute oficialmente. O salto ainda não dá nota para passar Biles e ela não deve executá-lo pelo risco de sair do pódio.
A depender da ordem de apresentação, contudo, isso pode mudar. Se a americana for primeiro e cometer erro que tire pontos, é possível que Rebeca tenha alguma novidade preparada para defender sua medalha de ouro.
Datas e horários das próximas finais de Rebeca Andrade nas Olimpíadas
Rebeca ainda disputará mais duas medalhas após a final do salto deste sábado e é candidata a chega no pódio em ambas.
O 12 representantes do Flamengo
Veja abaixo a lista de todos os atletas que representam o Flamengo nas Olimpíadas. Em negrito, os que já competiram e os resultados:
Fonte: Mundo Rubronegro