Reação negativa ameaça aprovação de contrato da Globo no Flamengo

Os vice-presidentes de Marketing e Jurídico do Flamengo, Gustavo Oliveira e Rodrigo Dunshee de Abranches, enviaram na manhã deste domingo uma mensagem a grupos de conselheiros tentando convencê-los a aprovar a votação do contrato com a Globo na reunião desta segunda-feira (8).

Desde sexta-feira, estes grupos estão em polvorosa com a divulgação de uma tabela comparando o contrato com o atual contrato com a Globo, que aponta diversas cláusulas piores e conclui que o Flamengo perderá até R$ 100 milhões por ano.

Na mensagem aos conselheiros, Gustavo admitiu que o contrato é, sim, pior que o atual. Ele atribuiu isso, entretanto, à mudança de legislação, com a entrada em vigor da “lei do mandante”, pela qual cada clube passou a ser dono exclusivo dos seus jogos como mandante em vez de co-proprietário dos direitos de todas as partidas que disputa.

Entretanto, Gustavo deixou de fora da mensagem o fato que o Flamengo foi o principal lobista pela mudança da lei. A MP que depois virou lei chegou a ser apelidada “MP do Flamengo” depois que foi editada poucos dias após uma reunião entre os presidentes Rodolfo Landim e Jair Bolsonaro no auge da pandemia. Essa MP permitiu que o Flamengo transmitisse seus jogos do Campeonato Carioca sem assinar contrato com a Globo.

Dunshee, por sua vez, escreveu que o Flamengo seguirá ganhando mais do que os demais clubes e colocou que vender sozinho seus jogos não era uma opção. Ele afirmou que não assinar o contrato pode representar perdas anuais de R$ 210 milhões para o Flamengo.

Também atribuiu a resistência dos conselheiros ao contrato ao cenário eleitoral no Flamengo – ele é pré-candidato na eleição de dezembro. Entre os conselheiros que estão liderando a resistência contra a aprovação do contrato estaria o presidente do Conselho de Administração, Luiz Eduardo “Bap” Baptista, também pré-candidato, que reclama de não ter sido consultado no processo apesar de ter experiência de décadas como executivo no mercado de TV por assinatura.

Veja a íntegra das duas mensagens que circulam nos grupos de Whatsapp:

Gustavo Oliveira, vice-presidente de Marketing e Comunicação

“Está circulando entre alguns grupos do Flamengo um texto que questiona o contrato da Globo, tentando colocá-lo como algo negativo
Apenas para informação , segue uma pequena resposta , analisando os pontos levantados

  • Interessante ver que o texto não fala que no contrato atual vendemos 38 jogos e que no próximo contrato venderemos a metade / apenas 19 jogos. Estes 19 jogos compõe o efetivo produto que estamos vendendo para a Globo. O valor de cada jogo neste contrato é muito maior do que o valor de cada jogo no contrato atual ( mesmo com o mínimo garantido do PPV atual )
  • Não fala que o mínimo garantido na Libra era no caso de um acordo de venda para a formação de uma liga , com venda de direitos por um prazo de 50 anos e não para a venda de direitos apenas de televisão de curto prazo ( 5 anos )
    Além disto , o mínimo garantido seria pago pelo investidor e não pelos demais clubes.
  • Por fim , as pessoas que escreveram o texto estão achando que as bases do contrato atual ainda seriam possíveis de se manter neste novo modelo de lei e na nova dinâmica do PPv. Não sao possíveis . Não temos mais a exclusividade dos jogos do Flamengo ( lei do mandante ) e não temos mais o mercado de PPV obtendo a receita do passado
  • Só lembrando : nos últimos 5 anos a atual administração mais que dobrou o faturamento recorrente do clube ( sem considerar a venda de jogadores )
    Saímos de 500 milhões em dezembro de 2018 para 1,05 Bilhão em dezembro de 2023
    Isto com 2 anos de pandemia neste período
    Temos certeza que a adaptação do contrato de televisão será rapidamente absorvida pelas demais ações que o Flamengo fará , especialmente pelo importante aumento de visibilidade que a nossa marca terá em tv aberta e fechada no momento em que a transmissão dos jogos do time serão muito maiores que no atual contrato ( que privilégio a transmissão dos jogos do Flamengo no PPV )

    Importante : neste novo contrato , a torcida do Flamengo, distribuída por todo o Brasil, terá muito mais possibilidade de ver os jogos / de graça / na TV aberta que no atual contrato. Vamos democratizar ainda mais nossos jogos e aumentar a nossa presença juntos aos torcedores ( atuais e futuros ) em todo o país”

    Rodrigo Dunshee de Abranches, vice jurídico e geral

    É verdade. A área de marketing trabalha há mais de 1 ano para tentar fazer o melhor contrato de transmissão dos jogos. A formação de uma liga era imperiosa e isso gerou a famosa divisão Libra e LFF. Conseguimos atrair a Globo e fechar após uma longa negociação.

    A Globo é a maior compradora de jogos do Brasil, a que tem a maior audiência e que tem o melhor produto. A preferida dos patrocinadores que nos garantem o maior faturamento do Brasil, devido a sua audiência e penetração.

    Esse contrato garante ao Flamengo supremacia em relação aos demais por conta de sua audiência maior. 30% do preço se dá com base na audiência.
    Também porque colocamos que os 9 clubes têm q ganhar 65% de toda verba de Transmissão da Globo. Ou seja, sobra 35% para os 11 da Liga Forte. Se ficarmos em 8, sem Corinthians, serão 55%. Mas acho q Corinthians vem.

    Não aceitar esse contrato, levaria o Flamengo ao risco de perder aproximadamente 210 milhões e a ficar sozinho na venda de seus jogos. Nossa experiência de venda de jogos pela FlaTV+ e Mycujoo foi ruim, pra ser sucinto.

    Não há na história do mundo esportivo caso de sucesso de clube que venda seus jogos sozinhos. O telespectador compra o pacote, todo o espetáculo. Os 9 clubes da Libra tem 171 jogos para vender e isso interessa a Globo como produto.

    Nesses 5 anos e 3 meses, fui testemunha do esforço hercúleo do Presidente Landim para obter as melhores oportunidades para o Flamengo. É isso que ele está fazendo de novo. Peço a presença de todos, porque estão misturando processo eleitoral com o interesse do Flamengo.

    Fonte: Mundo Rubronegro

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