Dono de recordes e marcas históricas com a camisa do Flamengo, Gabigol certamente se tornou um dos grandes ídolos do clube. No entanto, há algo de negativo que acompanha a trajetória do atleta com o Manto Sagrado: o excesso de cartões vermelhos.
Nesta quarta-feira (13), o camisa 10 recebeu mais um cartão vermelho durante a derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR. Desde que chegou ao clube, em 2019, Gabriel já foi expulso de campo em oito oportunidades e está entre os jogadores que mais receberam a punição no período. Assim, o MRN preparou Raio-X de todas as expulsões do atacante no Mengão.
Vale destacar que Gabi foi expulso pelo menos uma vez em todas as temporadas que disputou no clube. Até o momento, 2019 lidera com três, e 2023 empatou com o ano de 2022 com um cartão vermelho para o atacante. Em competições, o atleta recebeu a punição no Brasileirão, Libertadores e Carioca.
Apesar de ter sido expulso por cartão vermelho direto quatro vezes, Gabriel não costuma receber cartões por faltas violentas e sim por postura indisciplinada com a arbitragem. Das expulsões diretas, duas foram por faltas, uma por ofender o árbitro e outra por gesto obsceno para o banco de reservas adversário.
As expulsões de Gabigol por dois cartões amarelos seguem a mesma lógica. Por exemplo: o jogador já foi expulso em mais de uma oportunidade após receber dois amarelos por reclamação no mesmo jogo: contra Grêmio e Internacional.
Outro dado interessante é que o camisa 10 costuma ser expulso quando o Fla é mandante, seis vezes contra duas fora de casa. Além disso, o Flamengo possui 54% de aproveitamento nos jogos que Gabigol deixou o campo por expulsão: quatro vitórias, um empate e três derrotas. Assim, relembre todas as expulsões do jogador no Flamengo:
* Cartão vermelho direto
Primeira expulsão no Flamengo contra o
Em jogo difícil para o Flamengo na fase de grupos da Libertadores de 2019, ainda sob o comando de Abel Braga. Gabigol é expulso direto após carrinho por trás em atacante do time uruguaio.
Expulso por reclamação contra o Grêmio
Logo após marcar gol de pênalti, Gabigol recebeu cartão amarelo em reclamação de falta para o Grêmio. Em resposta, bateu palmas para o árbitro Raphael Claus e foi expulso em questão de segundos.
Gabigol decide final da Libertadores e recebe cartão vermelho por provocação
Mais um catão vermelho depois de decidir uma partida, desta vez a mais importante com a camisa do Mengão. Herói da histórica final, Gabriel foi flagrado pelo VAR fazendo gesto obsceno para o banco de reservas do River Plate.
Expulsão no jogo de ida da final do Carioca de 2020
A fama de criar problemas para a arbitragem muitas vezes parece interferir na decisão dos árbitros. No jogo de ida da final do Carioca de 2020, por exemplo, aconteceu confusão no momento de substituição do Fla e o atacante recebeu o segundo amarelo apesar de não atrasar o jogo de maneira proposital.
Árbitro expulsa Gabigol de forma duvidosa em Flamengo x Bahia
A expulsão contra o Bahia também gerou muita discussão sobre os cartões para Gabigol. Afinal, o atacante sofre uma falta e reclama ao cair no chão. O árbitro, que estava de costas, interrompeu o jogo e expulsou o atacante por suposta ofensa.
Gabigol ironiza árbitro e recebe cartão vermelho contra o Internacional
Em agosto de 2021, Gabigol repetiu a cena que o fez ser expulso contra o Grêmio, mas agora em jogo contra o Internacional. Ao receber amarelo Paulo Roberto Alves Junior, bateu palmas e deixou o jogo.
Gabriel chuta bola contra jogador do Ceará e é expulso
Gabriel reclamou muito da expulsão contra o Ceará, a única de 2022. O atleta recebeu o segundo amarelo no jogo após o árbitro interpretar tentativa de reiniciar o jogo como ação violenta por chute forte na bola.
Athletico
Alvo de críticas da torcida antes e durante o jogo, Gabigol demonstrou agressividade desde o primeiro tempo do jogo Flamengo x Athletico-PR. Como resultado, aos 20 minutos da segunda etapa, acertou o rosto de Cuello com o braço e foi expulso após recomendação do VAR.
Fonte: Mundo Rubronegro