PAULO COSTA: Na tarde deste domingo (17), o Nova Iguaçu fez história ao derrotar o Vasco por 1 x 0, com gol de Bill, no Maracanã, e garantir uma vaga inédita na final do Campeonato Carioca.
Você precisa saber
- Nova Iguaçu derrota o Vasco e avança para a final do Carioca
- Relembre a última vez que o Flamengo enfrentou um time pequeno na final
- Fato ocorreu em 1966, em decisão contra o Bangu
58 anos depois
Sendo assim, o Mais Querido volta a enfrentar um time de menor expressão na final do estadual depois de 58 anos. Na decisão do Carioca de 1966, o Flamengo teve pela frente o surpreendente Bangu.
Apesar do favoritismo e de ser o atual campeão, o Mais Querido acabou perdendo aquela decisão para o time da Zona Oeste, que tinha uma equipe bastante arrumada. No primeiro turno, o Rubro-Negro levou a melhor por 2 x 1. Entretanto, na decisão, o Bangu foi soberano e acabou vencendo por 3 x 0.
O jogo que não terminou
A partida foi recheada de polêmicas e acabou antes do previsto por conta de uma briga generalizada entre as equipes, que teve 11 jogadores expulsos no total (cinco do Flamengo e quatro do Bangu).
Os Rubro-Negros afirmaram que o árbitro Aírton Vieira de Moraes, o Sansão, e o goleiro Valdomiro estavam vendidos por conta da grande influência do bicheiro Castor de Andrade, homem forte do Alvirrubro.
Fato é que os mais de 140 mil torcedores que estiveram no Maracanã no dia 18 de dezembro de 1966 viram um domínio do Bangu sobre o Flamengo, que pouco conseguiu produzir naquela partida.
Altos e baixos depois do título
O duelo também registrou o último título estadual do Alvirrubro, que havia vencido também em 1933. Desde então, a equipe passou por altos e baixos, como a perda do título brasileiro de 1985 para o Coritiba, nos pênaltis, com um Maracanã lotado e apoio dos quatro grandes do Rio.
O clube também chegou a cair para a segunda divisão do estadual mas se recuperou e hoje está na elite do futebol carioca. Na edição de 2024, o Bangu terminou em 11º lugar, com oito pontos.
Ficha técnica da final de 1966
Data: 18/12/1966
Árbitro: Airton Vieira de Moraes
Público: 143.978 torcedores
Bangu: Ubirajara, Fidélis, Mário Tito, Luís Alberto e Ari Clemente; Jaime e Ocimar; Paulo Borges, Ladeira, Cabralzinho e Aladim.
Flamengo: Valdomiro; Murilo, Jaime, Itamar e Paulo Henrique; Carlinhos e Nelsinho; Carlos Alberto, Almir, Silva e Oswaldo.
Campanha do Nova Iguaçu para chegar até a final
A melhor campanha da história do Nova Iguaçu também registrou a volta de uma equipe de menor investimento à final do estadual, um fato que não ocorria desde 2006, quando o Madureira enfrentou o Botafogo na decisão.
Nos primeiros 11 jogos da fase inicial, o Nova Iguaçu venceu sete, empatou três e perdeu apenas uma, com 18 gols marcados e 13 sofridos. A campanha rendeu o segundo lugar para a equipe, que somou 24 pontos e terminou à frente de Botafogo, Fluminense e Vasco.
Na semifinal, portanto, a Laranja Mecânica teve o Vasco pela frente. No primeiro duelo, o empate por 1 x 1 deixou a semifinal em aberto. Com a vantagem do empate no placar agregado, pelo fato de terminado na frente na fase anterior, o Nova Iguaçu não quis saber de jogar com o regulamento e mesmo assim venceu a segunda partida, com o gol de Bill.
Final do estadual
Agora os times terão uma pausa por conta da data Fifa, onde o Brasil enfrenta a Inglaterra, no dia 23, e Espanha, no dia 26.
Portanto, o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca tem previsão para ocorrer no dia 31 deste mês, e a decisão no dia 7 de abril. Apesar do favoritismo, é bom o Flamengo abrir o olho com o Nova Iguaçu.
Fonte: Fla Resenha