O Flamengo é o maior campeão brasileiro (sem fax), com oito taças. Neste domingo (14), o Mais Querido inicia a caminhada rumo ao nono troféu do Brasileirão, contra o Atlético-GO, a partir das 16h (horário de Brasília), no Estádio Serra Dourada. Com uma linda história na competição, algumas partidas estão marcadas na memória do torcedor. Mas o Coluna do Fla quer saber: qual o melhor jogo do Mengão em todos os tempos do nacional? Vote abaixo, separamos dez opções.
Colocamos como alternativas, claro, jogos das campanhas dos oito títulos. A única exceção foi o histórico Santos 4×5 Flamengo, realizado na Vila Belmiro, em 2011. O time da casa abriu 3 a 0, com grande atuação de Neymar. Porém, Ronaldinho Gaúcho colocou a bola sob o braço e resolveu o duelo.
A primeira opção é a grande final do Brasileirão de 1980. Com o Maracanã com mais de 150 mil pessoas, o Atlético-MG estava ficando com título enquanto o jogo estava empatado em 2 a 2. No entanto, aos 37 minutos do segundo tempo, Nunes deu um drible fantástico em Silvestre e garantiu a taça, até então, inédita ao Rubro-Negro.
Dois jogos da campanha do bicampeonato merecem atenção. Logo na estreia do Flamengo no Brasileirão, após o título mundial de 1981, o Rubro-Negro recebeu o São Paulo, no Maracanã, em 1982. Os visitantes abriram 2 a 0, e a Nação vaiou o time rubro-negro, poucas semanas após o 3 a 0 no Liverpool (ING). No entanto, o Mengão conseguiu a virada de forma espetacular.
A final do Brasileirão daquele ano aparece como opção. Após dois empates entre Flamengo e Grêmio, o vencedor teve definição no jogo extra, no Estádio Olímpico. O duelo ficou conhecido pela profecia de Zico, que falou, na véspera, que o Fla seria campeão com 1 a 0, gol de Nunes. E o fato se concretizou.
A grande final de 83 também está na lista. O Flamengo precisava vencer o Santos por dois gols de diferença para ficar com a taça. E abriu 1 a 0 antes de um minuto, com gol de Leandro. Adílio fechou o 3 a 0 na reta final. Em 1987, escolhemos a semifinal diante do Atlético-MG, no Mineirão. O Mengão abriu 2 a 0, os mandantes empataram e estavam perto da virada. Porém, em arrancada extraordinária, Renato Gaúcho fugiu de falta, escapou de pênalti, driblou o goleiro e colocou o Mengão na final contra o Internacional, garantindo o 3 a 2.
Já o penta veio ‘sem emoção’. Afinal, logo no primeiro jogo da decisão contra o Botafogo, o time liderado por Maestro Junior fez 3 a 0 no rival e colocou uma mão e meia no troféu. Na volta, o empate em 2 a 2 só carimbou a quinta taça para o Mais Querido.
O Flamengo tem três títulos no século. O primeiro veio em 2009, no histórico gol de Ronaldo Angelim, após cruzamento de Petkovic, diante do Grêmio. O Rubro-Negro ganhou o Brasileirão na última rodada, graças ao 2 a 1 de virada sobre os gaúchos. O Flamengo não vencia a competição há 17 anos, tirando o nó da garganta da Nação.
Em 2019, sob o comando de Jorge Jesus, fica até difícil escolher um jogo marcante, já que o Flamengo sobrou na competição, com a maior campanha de todos os tempos do Brasileirão. Dessa forma, o Coluna do Fla lembrou do baile sobre o então campeão do ano anterior, Palmeiras. No Maracanã, o Mengão fez 3 a 0, ainda no primeiro turno, dando sinais de que aquela temporada seria especial.
Por fim, o octa. Na penúltima rodada, o Internacional foi ao Maracanã precisando da vitória para ser campeão de forma antecipada. E o time gaúcho até abriu o placar, com Edenilson. Dessa forma, o então técnico Rogério Ceni foi para o tudo ou nada, empilhou o Flamengo com jogadores ofensivos e conseguiu a virada. Na última jornada, os resultados favoreceram e a taça ficou com o Mengão.
Além de votar, torcedor, use o espaço abaixo, de comentários, para justificar a escolha. Faltou alguma opção? Escreva aqui, também. Chame os amigos para votarem na enquete, compartilhe nos grupos e bom Brasileirão para todos os rubro-negros. Rumo ao enea!
Fonte: Coluna do Fla