PVC mostra a verdade: Palmeiras não tem Mundial e 87 é do Flamengo

Existem duas discussões que já deveriam estar encerradas no futebol brasileiro, mas volta e meia retornam. O Flamengo é o legítimo campeão nacional de 1987 e o Palmeiras jamais foi campeão mundial de clubes. Só quem cede aos impulsos clubistas nega essas duas verdades irrefutáveis. O jornalista Paulo Vinícius Coelho não é uma dessas pessoas.

Em participação no podcast Alt Tabet, no Uol, PVC argumentou com o apresentador Antônio Tabet porque o Flamengo é o campeão brasileiro de 1987 e porque o Palmeiras não pode se declarar campeão mundial. Para o jornalista, o Brasil inteiro assistiu à final entre Fla e Inter, em 13 de dezembro de 1987. Inclusive no Recife, porque o Santa Cruz jogou o campeonato.

CBF reconhece em seu site título brasileiro de 1987 do Flamengo

Para PVC, o certo seria dividir o título entre Flamengo e Sport, mas se apenas um clube tivesse que ser declarado campeão, seria o Mais Querido. Sobre o título mundial do Palmeiras, PVC, que é palmeirense, afirmou que a Copa Rio de 1951 foi um torneio muito importante, mas jamais poderia ser considerada um Mundial de Clubes. O alviverde decidiu o Mundial de verdade em 1999 e 2022, perdendo para Manchester United e Chelsea.

Eurico Miranda traiu Flamengo e Clube dos 13 em 1987

O Flamengo é o legítimo campeão brasileiro de 1987 simplesmente porque venceu o torneio nacional mais importante realizado naquele ano. Após a CBF se declarar falida ao final de 1986, os 13 maiores clubes do Brasil se reuniram e montaram a Copa União. Convidaram Goiás, Santa Cruz e Coritiba para completar 16, firmaram parceria de transmissão com a Rede Globo e patrocínio com a Coca-Cola.

Recheado de clássicos com casa cheia, a Copa União foi um sucesso estrondoso. A CBF ciumenta resolveu se meter, criou o módulo amarelo com 16 outros clubes e tentou impor um cruzamento dos dois finalistas de cada módulo. O Clube dos 13 negou veementemente, mas o vascaíno Eurico Miranda traiu os demais membros e assinou o regulamento com o cruzamento.

Sob o comando de Carlinhos Violino, Zico, Leandro e os jovens Leonardo, Renato, Zinho e Bebeto, o Flamengo atropelou no mata-mata e foi campeão sobre o Internacional. Como decidido pelos 16 membros do módulo verde, nem Fla, nem inter foram jogar o quadrangular com Sport e Guarani, que inclusive não terminaram de jogar as finais do módulo amarelo.

Anos depois o STF se meteu na conversa, jogou a história no lixo e decidiu em prol dos pernambucanos. Até hoje, aqueles que nutrem ódio pelo Flamengo gostam de provocar com a conversa de que o Sport é o campeão de 1987, mas quem conhece a verdade, como PVC, sabe que o título é de Zico e companhia.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorQue horas o jogo do Flamengo hoje contra o Grêmio pelo Brasileirão?
Próximo artigoFlamengo: Última derrota contra o Grêmio no Maracanã foi sob o comando de Renato