Oito rodadas do Campeonato Brasileiro já se passaram, e apesar de a disputa pelo topo da tabela estar acirrada, já é possível enxergar um cenário de prós e contras os times na competição. O Flamengo é o líder da tabela, com 17 pontos, mas tem menor probabilidade de ser campeão do que o Bahia, segundo colocado, com a mesma pontuação.
Ao menos, é o que diz o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que trabalha com probabilidades do futebol há quase 20 anos. Dentro das simulações do estudo, apesar da vantagem atual do Fla sobre o Bahia na tabela, há uma inversão entre as primeiras posições, e o tricolor assume a ponta.
➕ Brasileirão: Flamengo alcança 2ª melhor pontuação após 8 jogos nos pontos corridos
A UFMG aponta que, após oito rodadas disputadas, o Bahia tem 15,3% de chance de título, enquanto o Flamengo aparece com 13,9%. Vale destacar que os times tem o mesmo número de vitórias (cinco), empates (dois), derrotas (uma) e gols sofridos (sete) após oito rodadas do Brasileirão. O Rubro-Negro, no entanto, tem mais tentos pró do que o tricolor, sendo 15 a 11, e leva vantagem na classificação pelo saldo de gols: 8 a 4.
O curioso é que, de acordo com o estudo, Gilcione Nonato Costa, professor da UFMG, são levados em consideração os perfis dos times como mandante e visitante em jogos já realizados, e a partir daí, projetadas as rodadas futuras. Além disso, o número de vezes que um time já foi campeão e se classificou para Libertadores e Sul-Americana também entra no cálculo.
Nesse formato, porém, o Flamengo leva ampla vantagem ao Bahia, e contradiz a probabilidade. O Rubro-Negro foi campeão brasileiro em oito oportunidades, enquanto o tricolor tem apenas dois títulos. Na temporada 2023, o Fla brigou ativamente pelo troféu, mas encerrou o torneio em quarto lugar, com 66 pontos. O esquadrão de aço, por sua vez, foi o último time antes do Z-4, e terminou a competição em 16º lugar, com 44.
No ano anterior, em 2022, o Bahia jogou a Série B pela quarta vez. O Flamengo, nunca rebaixado, terminou o Campeonato Brasileiro em quinto lugar, com 62 pontos.
Flamengo e Bahia no Brasileirão
Líder da tabela, o Flamengo volta a campo neste domingo (16), para enfrentar o Athletico-PR, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro, no entanto, tem uma série de desfalques para a partida e muita dor de cabeça na montagem do 11 inicial.
Arrascaeta, De La Cruz, Viña, Varela e Erick Pulgar, convocados por Uruguai e Chile, são baixas confirmadas. Allan, Cebolinha e Igor Jesus, no departamento médico, também são desfalques. Ayrton Lucas, em transição, é dúvida. Tite também está fora por suspensão.
O Bahia, por sua vez, vai enfrentar o Criciúma, também no domingo (16), às 18h30 (horário de Brasília). O tricolor tem apenas dois desfalques, Kanu e Carlos de Pena.
Na rodada seguinte, Flamengo e Bahia se enfrentam em confronto direto pelo topo da tabela. As equipes vão medir forças no dia 20 de junho, no Maracanã, às 20h (horário de Brasília).
Fonte: Mundo Rubronegro