O novo Mundial de Clubes ainda não caiu nas graças dos jogadores e técnicos da Europa. O torneio que durava cerca de duas semanas, agora irá funcionar como uma ‘mini Copa do Mundo’, com tempo de um mês, aproximadamente. Com isso, o presidente do Real Madrid (ESP), Florentino Pérez, foi mais um a detonar a competição da FIFA.
“A falta de descanso afeta a carreira dos jogadores. A Fifa criou um Mundial de Clubes que priva os jogadores do descanso habitual. Só para ganhar dinheiro”, disse Florentino. O presidente do Real Madrid deu a declaração após Vini Jr ser diagnosticado com lesão muscular no bíceps femoral da perna esquerda.
Florentino Pérez não foi o primeiro a criticar o novo Mundial de Clubes criado pela FIFA. Anteriormente, Pep Guardiola e De Bruyne, ambos do Manchester City (ING), também detonaram a disputa. Isso porque, a competição durava cerca de duas semanas entre as fases iniciais e a grande final. Porém, agora com 32 equipes na disputa pelo título, o torneio irá durar mais ou menos um mês.
A FIFA já definiu a data de início de encerramento do novo Mundial de Clubes. Desse modo, a abertura da competição acontece em 15 de junho, enquanto a final está marcada para o dia 13 de julho. Vale lembrar que, o torneio será realizado nos Estados Unidos.
O Flamengo garantiu presença no Super Mundial de Clubes após conquistar o título da Libertadores da América, em 2022. Além do Mengão, Palmeiras e Fluminense são os outros brasileiros confirmados no torneio, até o momento. Porém, Atlético-MG e Botafogo, finalistas da competição continental em 2024, brigam pela última vaga no torneio.
Fonte: Coluna do Fla