O técnico Tite já definiu a base do time titular do Flamengo para os primeiros compromissos importantes de 2024, ao menos é o que afirma o jornalista Raphael Prates. Em debate no programa ESPN F90, ele disse que o treinador indicou oito ou nove nomes que serão os titulares no mata-mata do Carioca e acredita que o testes irão diminuir nas próximas rodadas.
“Pedro é o titular da posição, Gabriel hoje é reserva. O Gerson é um jogador que vai continuar no time, Cebolinha está à frente do Bruno Henrique nesse momento, a vaga no meio é do Pulgar, a dupla Léo Pereira e Fabrício Bruno. Então, têm alguns jogadores que a gente sabe que serão titulares, como também Arrascaeta. São oito ou nove nomes já certos. Aí tem o De La Cruz, que me parece que Tite tem colocado aos poucos porque gosta do Luiz Araújo. Mas já encaminhou bem o time para a fase final do Carioca e talvez até o começo da Libertadores mais à frente. Ele aproveitou a primeira fase para dar chance para outros, que talvez joguem menos daqui em diante”
Segundo a análise do jornalista, além da disputa entre De La Cruz e Luiz Araújo, as dúvidas de Tite estariam nas laterais da equipe. Na direita, Varela e Wesley não convencem o torcedor e atuam sob desconfiança, enquanto na esquerda a briga pela vaga entre Ayrton Lucas e Matías Viña promete ser de nível superior.
As escolhas de Tite para escalar o Flamengo até aqui na temporada corroboram com a opinião de Raphael Prates. Afinal, o treinador repetiu a mesma base de time titular em cinco dos oitos jogos na temporada, incluindo clássicos contra o Botafogo e o Vasco .
Além do duelo com os rivais, os jogos contra Audax, Orlando City e Bangu contou com: Rossi, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas, Gerson, Arrascaeta, Everton Cebolinha e Pedro. Unanimidade entre torcedores, Erick Pulgar também faz parte da espinha dorsal da equipe e só ficou de fora de partida contra o Bangu por suspensão.
O Mengão soma três vitórias e dois empates com a base de time que Tite indica para o início da temporada. São nove gols marcados e apenas um sofrido no período, e esse gol adversário foi em amistoso contra o Orlando City.
Tite pontua diferenças de Flamengo com De La Cruz e Luiz Araújo
O debate sobre a titularidade de De La Cruz está em alta no Flamengo. Isso porque o novo reforço rubro-negro teve boas atuações nos sete jogos que disputou, mas a equipe teve queda coletiva e deu sinais de falta de entrosamento.
Tite entende que é necessário tempo para ajustar a escalação com mais um meia de criação ao lado de Arrascaeta. Afinal, a equipe já estava treinando desde a última temporada em esquema com dois pontas e é natural que apresente mais fluidez nas movimentações.
Em termos táticos, a equipe está ajustada com externos. Precisa de tempo para coordenar com articulador. Ou vocês acham que em outras equipes eu tinha articulador, fiz assim (estalo) e começou a jogar na hora? Precisa de tempo para ajustar a flutuação. Uma (formação com pontas) já tem dominada a outra (com articuladores) precisa de tempo para ser ajustada – explicou o técnico, em entrevista coletiva.
Fonte: Mundo Rubronegro