Por que Plata está fora da Seleção do Equador que enfrenta o Brasil? Entenda motivo da ausência na convocação

Gonzalo Plata treinou com o grupo do Flamengo pela primeira vez na quinta-feira (05). Porém, o jogador poderia ser desfalque na atividade, já que a Seleção do Equador, país de origem do reforço rubro-negro, estava se preparando para enfrentar o Brasil. O ponta é ausência na lista de convocados desde uma confusão extracampo ocorrida no mês de março. Brasileiro e equatorianos se enfrentam logo mais, às 22h (horário de Brasília), em Curitiba.

Ao lado de Arboleda, do São Paulo, e Kendry Páez, Gonzalo Plata foi flagrado em uma boate em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Apesar de o trio ter argumentado que era um momento de folga, a festa rendeu críticas da Federação do Equador. Nas imagens divulgadas, os atletas aparecem dançando ao lado de mulheres e exibindo dinheiro.

Após o ocorrido, Plata e Arboleda também ficaram fora da Copa América, realizada em junho e julho, nos Estados Unidos. Por outro lado, Kendry Páez foi ‘perdoado’, já que é menor de idade (tinha 16 anos, na época). Mesmo com a troca de comando após a competição, com a saída de Félix Sánchez Bas e a chegada de Sebastián Beccacece, o atacante do Flamengo e o zagueiro do São Paulo não foram convocados para os jogos contra o Brasil (dia 06) e Peru (dia 10), pelas Eliminatórias da Copa.

Antes da confusão na boate nos Estados Unidos, Gonzalo Plata era titular absoluto do Equador. Na Copa do Mundo de 2022, por exemplo, o reforço do Flamengo atuou os 90 minutos nos três duelos na competição, contra Catar, Holanda e Senegal. Contudo, com apenas quatro pontos, a equipe acabou eliminada na primeira fase.

Posteriormente, Plata fez dois amistosos pela Seleção em 2023, contra Bolívia e Costa Rica, e atuou pelas Eliminatórias da Copa do Mundo diante da Argentina e do Uruguai. Por fim, após os duelos com Guatemala e Itália, em março desse ano, o ponta do Flamengo não recebeu novas oportunidades, afinal, justamente após o jogo com o time europeu, aconteceu a festa em Nova Iorque.

Assim sendo, o Equador encara o Brasil nesta sexta-feira (06), sem Gonzalo Plata. A bola rola a partir das 22h (horário de Brasília), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Mas o atacante estará no Centro de Treinamento Ninho do Urubu na manhã do mesmo dia, para realizar o segundo treinamento com o grupo do Flamengo.

Fonte: Coluna do Fla

Artigo anteriorTécnico do Sub-20 Feminino fala em DNA rubro-negro desde a base
Próximo artigoSpindel valoriza finanças do Flamengo e cutuca: ‘Tem clube que não paga’