Com luzes de decoração vermelhas e segurança reforçada por empresa privada e Polícia Militar, a festa de Gabigol na última terça-feira (29) não passou despercebida por um grupo de torcedores do Flamengo. Cerca de 40 manifestantes marcaram presença na entrada do evento na noite da última terça-feira (29), no bairro Itanhangá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para fazer duras cobranças.
A festa de Lil Gabi (nome artístico de Gabriel Barbosa) começou às 20h (horário de Brasília), e os torcedores chegaram à entrada do local por volta das 21h (horário de Brasília), em grupo. No protesto, os flamenguistas exigiam que o camisa 10 aparecesse do lado de fora do evento para dialogar com os representantes do grupo. Depois de idas e vindas do chefe da segurança privada e de muita movimentação da Polícia Militar, a conversa entre Gabigol e manifestantes não aconteceu.
19h30 – Chuva forte: segurança da festa decide mudar a logística, fazendo com que convidados desembarcassem já dentro do evento e não mais na porta principal do local
20h – Movimentação: circulação tranquila e sem grandes chegadas, além de funcionários para trabalhar no próprio evento.
21h – Chegada de torcedores: grupo de flamenguistas aparecem em conjunto, com cerca de 40 torcedores, a princípio, sob silêncio e de forma pacífica. Uma faixa com a frase “Festa é o caralh*” é estendida em frente ao local do evento.
🚨 | Momento em que torcidas organizadas do Flamengo chegam à festa de Gabigol. Chegada tranquila, em protesto pacífico, com a faixa: “Festa é o caralh*”. #colunadofla pic.twitter.com/dFjfxQLKhI
— Leo José (@LeoJoseReporter) August 30, 2023
21h – Presença de Gabigol: lideranças do protesto exigem a presença de Gabigol no lado de fora. Isso não acontece, e um porta-voz (chefe da segurança privada) vai até o grupo de torcedores para negociar.
🚨Torcedores reclamam da impossibilidade de falar diretamente com Gabigol. Atacante disse pela segurança que o Flamengo não permitiu o contato.
📹 @LeoJoseReporter | #colunadofla pic.twitter.com/tQVrzlJvIp
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) August 30, 2023
21h15 – Manifestações: assim que acaba a primeira conversa entre o porta-voz e os torcedores é finalizada, o grupo começa os protestos contra vice-presidente de futebol Marcos Braz e presidente Rodolfo Landim.
🚨Membros de Torcidas Organizadas protestam contra Landim e Braz na frente do evento de aniversário de Gabigol. #colunadofla @LeoJoseReporter pic.twitter.com/L1WKsiyriR
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) August 30, 2023
21h30 – Protestos: “Gabigol, devolve a camisa 10”, “Gabigol, vai se f****, o meu Flamengo não precisa de você”, Time sem vergonha”, “Queremos respeito e comprometimento” e “Acabou o amor” também entraram no repertório de cânticos desses torcedores.
🚧 | “O Gabigol, vai se f****, o meu Flamengo não precisa de você”. Torcedores também protestaram contra Gabriel Barbosa na festa do atacante. #colunadofla pic.twitter.com/sLK6xgtasv
— Leo José (@LeoJoseReporter) August 30, 2023
⚠️ | A festa do Gabigol (Lil Gabi) começou às 20h, e o grupo com cerca de 50 torcedores chegaram ao local por volta das 21h. A principal reivindicação era a presença de Gabigol para conversa com os torcedores, que cobravam comprometimento do jogador.
Em um dos momentos,… pic.twitter.com/cHryel936C
— Leo José (@LeoJoseReporter) August 30, 2023
21h35 – PM se torna alvo: os policiais no local também viraram alvo de protesto porque os torcedores ficaram indignados com a Segurança Pública agindo em uma festa privada de jogador de futebol. “Estado vendido”, “É festa do Cláudio Castro (governador fluminense)?” e “PM vergonhosa” foram algumas das frases ditas.
21h40 – Clima esquenta: bombas de torcedores começam a ser estouradas na entrada da festa, alertando a PM. O policiamento avança a barreira, e outras duas viaturas chegam para reforçar as quatro que já estavam no local.
🚨Torcedores do Flamengo chutam e dão socos em proteção de muro do local de aniversário de Gabigol, e xingam o meio campo Gerson, um dos convidados da festa.
🎦 Direto do Miolo | #colunadofla pic.twitter.com/pvVaMcQzqC
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) August 30, 2023
21h45 – Ambiente hostil: o carro de Erick Pulgar teve o retrovisor quebrado ao entrar na festa. Veículo de Gerson também foi alvo de protestos. O volante brasileiro, inclusive, ouviu muitos cobranças e uma frase em específico: “Desce aqui para ‘sair no braço’ com alguém do teu tamanho”. Logo, a PM dispersa a primeira metade do grupo, enquanto a outra metade ameaça invadir a festa.
22h05 – Novo diálogo: porta-voz de Gabigol desce da festa e chama algumas lideranças do protesto para uma entrada lateral. Cerca de três ou quatro torcedores entraram por esse local e ficaram no estacionamento da festa por cerca de 10 minutos.
22h15 – Diálogo e dispersão: quando esses torcedores saíram do local, a PM (já com a equipe de Choque) atirou balas de borracha, usou cassetete e spray para dispersar o restante do grupo de torcedores que ainda havia ficado.
🚨 Polícia Militar dispersa com bala de borracha torcedores que faziam protestos na festa de Gabigol.
🎦 @LeoJoseReporter | #colunadofla pic.twitter.com/U7DHAhcBVi
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) August 30, 2023
22h35 – Fim do protesto: porta-voz se reúne com a Polícia Militar, conversa por cerca de 5 minutos e depois os policiais vão embora. Chefe da segurança volta para a parte interna do evento. Sem mais manifestações, tudo voltou ao normal, mas ainda com viaturas da PM no local.
A festa de Gabigol não contou apenas com protesto de torcedores na entrada. Com poucos jogadores do Flamengo no evento, o atacante lançou a música “O que você quer de mim?”, dando sequência à carreira de cantor, onde carrega o nome artístico “Lil Gabi”. O evento se encerrou no início da madrugada desta quarta-feira (30).
Depois da festa, Gabigol e restante do elenco treinam na tarde de quarta-feira (30). O próximo jogo do Flamengo é às 21h (horário de Brasília) do sábado (02), contra o Botafogo, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Coluna do Fla