O Brasil vai lançar a candidatura para sediar a próxima Copa do Mundo Feminina, que acontece em 2027. No entanto, isso pode impactar diretamente o Maracanã. Isso porque a Fifa pede para que a capacidade dos estádios sejam reduzidas pelo menos para 40 mil. Assim, os lugares que não ficarem ocupados, não serão mostrados e a sensação será de casa cheia. Na Austrália, em 2023, os ingressos esgotavam em estádios com capacidade para 40 mil, média que o futebol feminino deve receber.
Dessa forma, a retirada de assentos seria uma opção. Mas não deve ser algo definitivo. Além disso, também existe a possibilidade de cobrir algumas cadeiras, fechando um setor, como já acontece em algumas ocasiões no estádio. Quem explica isso é Valesca Araújo, executiva de operação e infraestrutura que está a frente da candidatura brasileira.
Leia mais: Ação do Flamengo levará funcionários do Maracanã ao jogo contra o Inter
“A Fifa explicou que prefere ter casa cheia em estádios menores do que estádios com lugares vazios. Na Austrália, alguns dos estádios que tiveram capacidade total vendida eram estádios pequenos. Temos alguns planos para trabalhar com estádios grandes que atendem a esse pedido, como interditar ou cobrir parte das arquibancadas. Mas isso vai ser reavaliado durante a competição”, disse Valesca.
A candidatura conta com os mesmos estádios da Copa do Mundo Masculina de 2014. Ou seja, além do próprio Maracanã, que sediou a final e não vai ficar de fora, os seguintes estádios vão passar pela mesma coisa: Beira-Rio (Porto Alegre), Arena do Corinthians (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Arena Castelão (Fortaleza), Arena de Pernambuco (Pernambuco), Arena Pantanal (Cuiabá), Mané Garrincha (Distrito Federal), Arena da Amazônia (Manaus).
Maracanã vai passar por interdição por estado do gramado
O campo do Maracanã vem sendo alvo de críticas durante o ano, e mais uma vez, o Flamengo vai ficar sem lugar para jogar por pelo menos 20 dias. Isso porque o estádio será interditado para cuidar do gramado. Vale lembrar que a final da Libertadores, no dia 4 de novembro, será no local. Por isso, o assunto também é de interesse da Conmebol.
Antes do fechamento do estádio, o Flamengo enfrenta o Internacional neste sábado (26), às 18h30 (Horário de Brasília). Mas pensando no período sem o Maraca, o clube já firmou compromisso com o Kléber Andrade, em Cariacica, para Flamengo x Athletico. Jogos contra Vasco e Santos serão no Mané Garrincha, em Brasília.
Fonte: Mundo Rubronegro