PAULO COSTA: Um dos maiores ídolos da história do Flamengo, o sérvio Dejan Petkovic celebrou nas redes o jogo que marcou a despedida dos gramados. Foi em um 5 de junho, em 2011, no empate por 1 a 1 com o Corinthians, pelo Brasileirão. Ou seja, há exatos 13 anos atrás.
Você precisa saber
- Petkovic celebra 13 anos em que se aposentou do futebol
- Ídolo do Flamengo se aposentou no dia 5 de junho de 2011, contra o Corinthians
- Sérvio é considerado um dos maiores ídolos da história do clube
Hoje faz 13 anos desde a minha despedida dos gramados. Ao entrar em campo com minhas filhas, fui tomado por uma emoção incontrolável. O mosaico com a bandeira da Sérvia e as cores do Flamengo me encheram de orgulho e sensação de dever cumprido”, escreveu o ídolo no Twitter.
Hoje faz 13 anos desde a minha despedida dos gramados.
Ao entrar em campo com minhas filhas, fui tomado por uma emoção incontrolável. O #mosaico com a bandeira da #Sérvia e as cores do Flamengo me encheram de #orgulho e sensação de dever cumprido. @Flamengo #flamengo #petkovic pic.twitter.com/bt80s5O4I3
— Petkovic Oficial (@Petkovic10) June 5, 2024
O Flamengo também lembrou da despedida do gringo e fez uma postagem com fotos da partida e o gol do jogo marcado por Renato Abreu, de falta.
“Há exatos 13 anos (2011), o nosso ídolo@Petkovic10se despedia dos gramados com o Manto. O Mengão ficou no empate em 1 a 1 com o Corinthians, pelo Brasileirao. Renato Abreu marcou de falta o gol rubro-negro.
Naquele dia, Vanderlei Luxemburgo escalou o Mais Querido assim: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Willians, Renato Abreu, Bottinelli e Petkovic; Ronaldinho e Wanderley“, diz o post do clube.
Há exatos 13 anos (2011), o nosso ídolo @Petkovic10 se despedia dos gramados com o Manto. O Mengão ficou no empate em 1 a 1 com o Corinthians, pelo @Brasileirao. Renato Abreu marcou de falta o gol rubro-negro.
Naquele dia, Vanderlei Luxemburgo escalou o Mais Querido assim:… pic.twitter.com/6BHJUs6tSH
— Flamengo (@Flamengo) June 5, 2024
Relembre a despedida
Petkovic retornou ao Flamengo em 2009 para abater parte de uma dívida que o clube tinha com ele. A decisão não poderia ser melhor. Aos 36 anos, o sérvio foi um dos principais nomes da arrancada do clube rumo ao título brasileiro de 2009.
O meia teve uma importância crucial para tirar o Rubro-Negro de uma fila que durava 17 anos. Nas partidas em que Adriano Imperador estava ausente por conta de convocação para a seleção, Petkovic chamou a responsabilidade, como nos duelos contra São Paulo e Palmeiras.
Em 2010, o sérvio não conseguiu repetir as boas atuações e acabou perdendo espaço no clube, sendo inclusive barrado por Vinícius Pacheco na campanha da Libertadores. A saída de Adriano e alguns outros companheiros do ano anterior também pesaram.
Entretanto, um fator importante para a aposentadoria foi a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, que decidiu não contar com o gringo no Flamengo. Deste modo, clube e jogador alinharam a aposentadoria de Dejan Petkovic dos gramados, que ficou marcado para o dia 5 de junho de 2011, em partida contra o Corinthians, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Nilton Santos (Maracanã estava em reforma para a Copa do Mundo).
Sem jogar há seis meses, Pet foi titular contra a equipe paulista e formou meio de campo com Willians, Renato Abreu, Bottinelli e Ronaldinho Gaúcho. O jogador só esteve em campo por 45 minutos e foi substituído no intervalo. Porém, o resultado da partida e o desenrolar do jogo é irrelevante perto do que significou a ultima dança de um dos maiores ídolos da história do Flamengo.
Veja o vídeo
Títulos pelo Flamengo
2 Cariocas (2000 e 2001)
1 Copa dos Campeões (2001)
1 Brasileirão (2009)
Fonte: Fla Resenha