Erick Pulgar recebeu dois cartões amarelos e foi expulso na partida do Flamengo contra o Fortaleza, nesta terça-feira (26). O jogo foi o 99º do volante chileno com o Manto Sagrado e o 35º que recebeu um cartão, o que representa 35% dos jogos e uma média de uma punição a cada três partidas.
Esse número está ainda maior em 2024. Isso porque o volante recebeu cartões amarelos em 18 dos 47 jogos que disputou: 38%. Ele foi punido em seis rodadas do Brasileirão, cinco do Campeonato Carioca, quatro da Copa do Brasil e três da Libertadores. Mas, como recebeu dois amarelos e um vermelho contra o Fortaleza, a primeira expulsão no Fla, ele acumula 20 cartões nessas 18 partidas que foi punido.
Essas punições resultaram em duas suspensões automáticas no Brasileirão, uma no Carioca e a ausência no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Ele “escapou” de desfalcar o Mengão na Libertadores pela regra de zerar os cartões ao final da fase de grupos, fase que ele foi punido uma vez.
Passando para 2023, ano que se firmou como titular e foi um dos melhores jogadores do time na temporada, Pulgar recebeu cartões amarelos em 15 dos 44 jogos que fez com o Manto (36%): nove no Brasileirão, dois no Carioca, dois na Copa do Brasil, um no Mundial de Clubes e um na Libertadores. Ou seja, foi suspenso três vezes na liga nacional.
Por fim, a temporada de 2022 naturalmente foi a de menor frequência de cartões amarelos para o meio-campista. Ele passou por período de adaptação, foi punido apenas duas vezes nos oito jogos que fez com a equipe (25%) e não precisou desfalcar o time.
Sendo assim, Pulgar precisou ficar fora de sete jogos do Flamengo nas últimas duas temporadas. Um número que não é tão alto para o atleta que geralmente joga como o único volante de ofício da equipe, mas a ausência em momentos importantes e os cartões muitas vezes considerados desnecessários motivam algumas críticas da torcida.
Flamengo negocia renovação com Pulgar
Com contrato até o fim de 2026, Pulgar já recusou duas propostas do Flamengo para renovar o seu contrato. O chileno de 30 anos recebeu sondagens e deseja uma valorização salarial para permanecer no Rubro-Negro. Ele poderá assinar um pré-contrato com outro clube a partir de julho de 2025.
Antes do embarque para enfrentar o Fortaleza, Bruno Spindel afirmou que o clube vai intensificar as conversas nas próximas semanas: “É natural que, nesse final de temporada, a gente acelere as conversas com os representantes dele”.
Fonte: Mundo Rubronegro