PAULO COSTA: Apesar de ter uma partida adiada contra o Internacional, o Flamengo disputou a 19ª e última rodada do primeiro turno, na noite da última quarta-feira (24).
Você precisa saber
- Pedro encerra primeiro turno como artilheiro do Brasileirão
- Atacante do Flamengo marcou nove gols no primeiro turno
- Camisa 9 também é o líder de participações de gols no campeonato
Com nove gols, Pedro encerrou o turno como artilheiro do Brasileirão. Além de ser o jogador que mais balançou as redes, o atacante Rubro-Negro é também o líder em participações de gols no campeonato, com 14.
Na corrida para ser o artilheiro da competição, Pedro tem um concorrente que está na cola. Lucero, do Fortaleza, balançou as redes oito vezes. Na sequência, outros sete atletas estão empatados com seis gols.
Lista de artilheiros do Brasileirão no primeiro turno
1º – Pedro (Flamengo) – 9 gols
2º – Lucero (Fortaleza) – 8 gols
3º – Luiz Fernando (Atlético-GO), Vegetti (Vasco), Paulinho (Atlético-MG), Everaldo (Bahia), Luciano (São Paulo), Matheus Pereira (Cruzeiro) e Isidro Pitta (Cuiabá) – 6 gols
Números do Flamengo no primeiro turno
Na terceira colocação do Campeonato Brasileiro com 37 pontos, três a menos que o líder Botafogo, o Flamengo se destacou na primeira metade da competição no quesito visitante e ataque. Isso porque de 27 pontos disputados fora de casa, o Mais Querido conquistou 18, sendo o melhor visitante até o momento.
Veja o Top-3 de visitantes do primeiro turno:
- 1º Flamengo – 18 pontos (9 jogos)
- 2º Botafogo – 18 pontos (10 jogos)
- 3º Palmeiras – 14 pontos (9 jogos)
Melhor ataque do primeiro turno
Além de ter terminado o primeiro turno do Brasileirão como melhor visitante, o Flamengo também é dono do melhor ataque da competição até o momento. Em 18 jogos, com um a menos que os demais, o Rubro-Negro marcou 32 gols, enquanto o Botafogo, 31.
Veja o Top-3 de melhor ataque do primeiro turno:
- 1º Flamengo – 32 gols (jogo a menos)
- 2º Botafogo – 31 gols
- 3º São Paulo e Bahia – 28 gols
Triunfo do Flamengo na 19ª rodada
Com o objetivo de vencer para voltar a encostar na liderança, o Flamengo começou o jogo com um domínio maior mas pouco finalizou no primeiro tempo. Ao todo, foram apenas dois chutes, porém, um deles foi suficiente para o time abrir o placar.
Em uma jogada individual de Arrascaeta, o Mais Querido chegou ao gol. Gerson conduziu pelo meio e acionou o uruguaio aberto pela esquerda, que conduziu a bola, deu um belo drible no adversário e bateu firme.
Etapa final
Aos 29 minutos do segundo tempo, o Flamengo teve escanteio e quase ampliou. Contudo, após contra-ataque do Vitória, Zé Hugo cruzou para Everaldo, o jogador dominou e deixou tudo igual no Barradão.
Depois do gol, Tite se lançou ao ataque. Carlinhos e Gabigol entraram nos lugares de Allan e Everton Cebolinha, além de Matías Viña na vaga de Ayrton Lucas. As mudanças surtiram efeito.
Aos 44 minutos, Gerson recuperou e a bola sobrou para Gabigol. O camisa 99 encontrou lindo passe para Carlinhos. O centroavante tomou a frente do zagueiro e bateu com categoria na saída do goleiro para garantir a importante vitória do Flamengo no Barradão.
Próximo compromisso
Com o campeonato na metade, agora as equipes voltam a se enfrentar novamente pelo segundo turno. Deste modo, após vencer o Vitória, o próximo compromisso do Mengão será contra o Atlético-GO, no domingo (28), às 16h, no Maracanã.
Fonte: Fla Resenha