O Brasileirão 2024 terá algumas mudanças. A principal delas é em relação ao árbitro de vídeo, o VAR. Além disso, pela segunda vez na história, não haverá rodada simultaneamente aos duelos de Data FIFA, exceto no caso da Copa América. Uma terceira alteração foi no nome do troféu dado para o artilheiro do campeonato. Confira os detalhes.
A partir do Brasileirão 2024, os juízes vão ter que detalhar ao público o motivo da marcação VAR dentro de campo. Dessa forma, os árbitros terão microfones ligados a um sistema de som do estádio. Para colocar a ideia em prática, a Comissão de Arbitragem da CBF recebeu aprovação da FIFA.
Assim como ocorreu no ano passado, mais uma vez não haverá jogos do Campeonato Brasileiro em dia de Data FIFA. Além disso, a competição terá intervalo mínimo de 48h entre o fim do período e das partidas do Brasileirão. Porém, a medida não será válida na Copa América.
Dessa forma, o Flamengo deve ter, pelo menos, cinco desfalques por até nove rodadas do Campeonato Brasileiro. Afinal, Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela são nomes certos no Uruguai. Além disso, Erick Pulgar é titular absoluto no Chile. Há, ainda, chance de rubro-negros serem lembrados no Brasil. Na convocação mais recente, Dorival Júnior chamou Ayrton Lucas.
Em 2024, o artilheiro do vai receber um troféu, como de costume. No entanto, o prêmio desde ano é homenagem a Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, falecido em janeiro de 2023. O ex-atacante é o maior goleador da história da competição, com 190 gols.
O Campeonato Brasileiro tem início na segunda semana de abril, com a primeira rodada nos dias 13 e 14 de abril. Já a jornada final acontece em 8 de dezembro. O Flamengo vai estrear fora de casa, contra o Atlético-GO, ainda em data a ser definida pela CBF.
Fonte: Coluna do Fla