A grande atuação de Nicolás de la Cruz na vitória maiúscula do Flamengo sobre o Fluminense, no sábado (9), segue repercutindo. O meio-campista uruguaio está no time desde janeiro, mas segue surpreendendo pela nova dinâmica que causou no time e passes para quebrar linhas. O ex-jogador Paulo Nunes, hoje comentarista do SporTV, rasgou elogios ao atleta após o clássico e

“O De La Cruz fez um jogo que me chamou muita atenção. Além da dinâmica que ele entrega, os passes dele, com as duas penas, são 80, 90% para frente. E com as duas pernas. Quando você acha que ele vai ajeitar o corpo para dar o passe de direita, ele acelera com a canhotinha dele. Só passe difícil. Passes que quebram a primeira e a segunda linha para chegar no Pedro, no Arracaeta ou no Cebolinha. Não erra passe”, disse ex-jogador revelador no Flamengo.

As estatísticas de De La Cruz contra o Fluminense vão de encontro com a análise de Paulo Nunes. De acordo com o portal Sofascore, o uruguaio terminou o jogo com 51 passes certos em 55 tentativas (93%), sendo que seis desses passes gerarem finalizações de companheiros. Além disso, chegou ao ataque para finalizar e quase marcou o primeiro gol pelo Fla, mas perdeu uma chance clara e parou em defesas de Fábio.

Já o dinamismo citado por Paulo Nunes também ficou evidente durante a vitória no clássico. De La Cruz se movimenta por todo o meio-campo e influencia na alta intensidade do time tanto no ataque quanto na defesa. Ele disputou 13 duelos defensivos no clássico, a maioria para pressionar a saída de bola adversária. Mas chama atenção também o 100% nos duelos pelo alto (2/2) para um atleta de 1,67m.

Paulo Nunes exalta atuação do Flamengo contra o Fluminense

Os elogios de Paulo Nunes não foram apenas para De La Cruz, mas para todo o time rubro-negro e o técnico Tite. Ele destacou principalmente a organização do time em campo, com capacidade de atuar no campo do adversário e também de se defender bem quando o Fluminense tentou pressionar nos minutos iniciais do segundo tempo.

“O Flamengo, mesmo no momento em que o Fluminense organizou mais o meio, conseguiu chegar ao gol. Eu vejo o Flamengo se encontrando no aspecto defensivo e evoluindo demais no setor ofensivo…. A probabilidade é para ter saído com, no mínimo, um 5 a 1.”

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorBastidores: Arrascaeta cobra trabalho coletivo em detrimento das individualidades
Próximo artigoMarcelo manda recado para Flamengo no jogo de volta: “Será diferente”