Arrascaeta é considerado um dos melhores jogadores da América do Sul há pelo cinco temporadas, quando chegou ao Flamengo. Para o comentarista Osvaldo Pascoal, da ESPN, o craque rubro-negro não só é o melhor meio-campista do futebol brasileiro, mas também tem grande vantagem de talento sobre os outros. Ao separar os atletas em “prateleiras”, o jornalista deixou o Camisa 14 sozinho em primeiro lugar.
“Um está sozinho na primeira prateleira: Giorgian de Arrascaeta. É o cara que tira o coelho da cartola. Está ruim? Ele encontra um passe para o Pedro. Está esquisito o time? Ele fala ‘dá aqui em mim’ e coloca o cara na cara do gol”, disse Osvaldo Pascoal, durante o programa ‘ESPN FC’.
O jornalista comparou Arrascaeta com Raphael Veiga para justificar seu voto. Ele entende que o atleta do Palmeiras não está tendo o mesmo poder de decisão do rubro-negro nesta temporada, o que o deixa abaixo no ranking. Além disso, outros nomes citados atrás de Arrascaeta foram Alan Patrick (Internacional), Payet (Vasco) e a dupla do Fluminense Ganso e Renato Augusto.
“O Veiga não está fazendo, talvez porque tenha outros compromissos para cumprir no time do Palmeiras.(…) Ele é um baita jogador, ele está na segunda prateleira. (A segunda prateleira) Tem Alan Patrick e Veiga. Terceira prateleira: Payet, Ganso e Renato Augusto”, finalizou.
Vale destacar que Arrascaeta também foi posto entre os melhores meias do Brasil por Zinho e Mauro Naves, que também participaram do debate. Ele está ao lado de Alan Patrick e Veiga na lista dos comentaristas, mas foi o único eleito para a primeira prateleira de forma unânime.
O Camisa 14 participou de nove dos 11 jogos do Mengão no Campeonato Carioca, sendo oito como titular. Ele é o vice artilheiro da equipe, com três gols, e as duas assistências na temporada o colocam como segundo com mais passes para gol. Média de participação direta de 0,55 por jogo, que representa gol ou assistência a cada duas partidas. Além disso, na ausência de Gerson, foi o escolhido por Tite para receber a braçadeira de capitão.
Arrascaeta deve desfalcar o Flamengo durante a Copa América
As grandes atuações de Arrascaeta com o Manto Sagrado fazem do meia uma figura constante nas convocações da Seleção Uruguaia. Ele esteve presente nas últimas Copa do Mundo, rodadas de Eliminatórias e é muito provável que esteja na lista final para a disputa da Copa América de 2024. Assim, se confirmado, o atleta irá desfalcar o Fla em até nove rodadas do Brasileirão.
Disputada nos Estados Unidos, entre 20 de junho e 14 de julho, a Copa América não irá paralisar a disputa do Campeonato Brasileiro. Sendo assim, o Mengão terá que jogar de seis a nove rodadas sem Arrascaeta e outros de seus principais jogadores. Afinal, o time deve ter mais três convocados somente para o Uruguai: De La Cruz, Viña e Varela.
A Seleção Uruguai vai disputar dois amistosos em março, contra País Basco e Costa do Marfim. A convocação deve sair em breve e será a última antes da competição oficial. Portanto, os jogadores que forem chamados terão grandes chances de estar na lista final.
Fonte: Mundo Rubronegro