Mais uma vez, o clube de maior torcida do país se deu bem contra o Corinthians. Com o placar agregado de 1 a 0, o Flamengo despachou a equipe paulista na semifinal da Copa do Brasil, e agora vai tentar o pentacampeonato do torneio. Para se classificar, o Fla precisou conquistar o resultado dentro das quatro linhas e superar atitudes controversas do rival fora do gramado. Por isso, o Coluna do Flalistou três ‘vergonhas’ do Corinthians durante o embate.
O goleiro Hugo Souza, emprestado pelo Flamengo, tem sido destaque absoluto do Corinthians. Desta forma, o time paulista já decidiu que vai exercer o direito de compra do jogador, para tê-lo em definitivo. O Alvinegro tentou, inclusive, efetuar a cláusula antes do jogo de volta da Copa do Brasil, para não ter que pagar multa ao Fla por conta da escalação.
Entre rodadas de discussões e negociação, o Flamengo não aceitou as garantias oferecidas pelo Corinthians para parcelamento da compra. Afinal, a empresa apresentada como fiadora foi a Brax, mesma envolvida na ida de Matheuzinho para o time de Itaquera. No caso da compra do lateral, houve atraso de parcelas e, por isso, o Fla não concordou com os termos.
Com a postura rígida do Flamengo, se instaurou uma troca de provocações internas e externas, com o Corinthians tentando forçar a situação. Inclusive, nos bastidores, há quem diga que a negociação por Hugo se tornou um marco negativo entre os clubes, como um ‘racha’ nas possíveis negociações.
Tentando jogar no mental, o Corinthians foi baixo. Quando o Flamengo chegou à Neo Química Arena, o time paulista não permitiu a preparação ideal para o confronto. No vestiário destinado ao Fla, os administradores do estádio cortaram a energia, deixando a equipe rubro-negra no escuro. Além disso, na tentativa de desestabilizar, os paulistas também colocaram música da torcida corinthiana em alto volume.
Vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz contou detalhes do momento: “Quando chegamos no vestiário, metade estava apagado, com som ambiente (de músicas do Corinthians) revertido para dentro do vestiário, com barulho estarrecedor”.
Descartado no Flamengo, por não conseguir disputar titularidade com Wesley e Varela, o lateral direito Matheuzinho achou abrigo no Corinthians. Por lá, o jogador passou a ter papel importante e, inclusive, foi titular no jogo do último domingo (20). Na partida, o camisa 2 pouco fez, mas a vergonha acabou sendo maior justamente por conta da ‘promessa’ que havia feito.
Às vésperas do confronto, Matheuzinho foi à imprensa e declarou: “Posso dar um recado para eles: vai ser um clima hostil. É um time bom do outro lado, mas vamos jogar de igual para igual e fazer um clima hostil aqui para reverter o resultado e sair com a classificação”.
A declaração do lateral caiu como uma luva entre torcedores e até mesmo jogadores do Flamengo. Exemplo disso é que, depois da classificação, Wesley apareceu em vídeo ironizando: “Esse clima hostil a gente gosta. Classificado! Isso é Flamengo”.
Agora, com Flamengo classificado para a final e Corinthians eliminado, os times vão seguir caminhos diferentes em 2024. Isso porque, o Fla está na quarta posição do Brasileirão e quer confirmar a classificação direta à Libertadores. Além disso, matematicamente, o time ainda tem condição de brigar pelo título, visto que está dez pontos atrás do Botafogo e tem um jogo a menos.
Enquanto isso, o Corinthians vive a dura realidade do z-4. Com apenas 32 pontos, o time de Itaquera ocupa a 17ª posição e corre risco real de chegar ao fim do ano com o segundo rebaixamento da história, que viria num momento de grandes dívidas e promessas infundadas do presidente Augusto Mello.
Fonte: Coluna do Fla