Destaque do Flamengo no segundo semestre de 2023, o volante Erick Pulgar caiu de rendimento em 2024. Em contato com a reportagem do MRN, o analista Douglas Fortunato investigou este momento que o chileno vive na Gávea com o técnico Tite.
“Trazendo um pouquinho o Pulgar junto do trabalho de Tite, a gente percebe um ótimo momento em 2023. Na época, o chileno se tornou titular absoluto junto com o Gerson em uma estrutura que tinham dois pontas. Ele foi muito importante em alguns jogos, o principal jogo foi contra o Palmeiras, que o Flamengo venceu por 3 a 0“, relembrou Douglas.
➕ Analista destaca os benefícios que Alex Sandro traz ao Flamengo
Na sequência, Fortunato identificou a questão técnica e a entrada de Nicolás de la Cruz no time como pontos cruciais para a queda de Pulgar. Para o analista, o chileno combinava mais com Gerson. Com a chegada de De La Cruz, Gerson adiantou de posição e Erick passou a jogar ao lado do uruguaio.
“Em 2024, dá pra dividir esse momento não tão bom em dois momentos. Uma é a questão individual dele, acho que ele não está conseguindo acertar os passes, tecnicamente não está bem. Também tem a entrada do De La Cruz na equipe. O De La Cruz virou esse cara de ser uma ligação entre o meio de campo e ataque o lado do Gerson. O Pulgar tinha muito esse trabalho”, pontuou.
Bolas longas de Erick Pulgar desapareceram no Flamengo em 2024
“O Gerson é o cara da condução, já o Pulgar é o cara mais das ‘pifadas’, que aciona o meio de campo partindo da volância. Ele dá a bola para o Arrascaeta, dá a bola aos pontas para que eles entrassem no último terço, então acho que tem um pouco do momento ruim do jogador, mas também tem essas mudanças táticas que aconteceram com a entrada do De La Cruz”, finalizou Fortunato.
Em 2023, Erick Pulgar tinha uma média de 89% de passes certos por partida no Brasileirão. Além disso, 85% de êxito nos passes precisos no terço final. O primeiro número caiu para 86% e a última estatística citada para 84%.
Fonte: Mundo Rubronegro