Maracanã completa 74 anos - veja os números do Flamengo no estádio

No dia 16 de junho de 1950, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, era inaugurado no Rio de Janeiro. Agora, passados 74 anos, o local abrigou diversas partidas importantes do mundo do futebol, inclusive do Flamengo. Relembre a seguir os números do Mais Querido no estádio e todos os títulos conquistados naquele que já foi o maior estádio do mundo.

O que você precisa saber:

  • Maracanã completa 74 anos de existência neste domingo (16)
  • Primeira partida do Flamengo no estádio aconteceu pouco mais de um mês depois da inauguração
  • Mais Querido estreou com vitória no ‘Templo do Futebol’, em 1950

Flamengo e Maracanã

Responsável pela gestão do Maracanã pelos próximos 20 anos, o Flamengo tem o estádio como uma das grandes peças chaves de sua história. Foi no ‘Templo do Futebol’ que o Mais Querido mais disputou partidas e conquistou títulos. Ao todo, são 36 conquistas no local: são 26 Estaduais, 5 Brasileiros (80, 83, 87, 92 e 2009), três Copas do Brasil (2006, 2013 e 2022), um Torneio Rio-São Paulo (1961) e uma Recopa Sul-Americana (2020).

Ao todo, o Flamengo já entrou em campo 2242 vezes no Maracanã. Atuando no estádio são 1242 vitórias, 540 empates e 460 derrotas. Neste recorte, o Mais Querido já balançou as redes em 4.042 oportunidades, mas sofreu 2.215 gols. Por fim, vale lembrar que além de maior campeão no gramado do Mário Filho, é do rubro-negro também o maior artilheiro: Zico, com 334 gols.

Flamengo atua fora de casa neste domingo

Sem poder contar com sete jogadores e com dois ainda em dúvida se poderão estar presentes, Tite, que também está suspenso para o duelo deste domingo (16) contra o Athletico, armou o time sem grandes novidades. 

Titulares no duelo contra o Grêmio, Cebolinha e Igor Jesus estão fora por lesão e foram substituídos por Luiz Araújo e Bruno Henrique, respectivamente. Com isso, Gerson volta para fazer uma função mais defensiva no meio de campo.

Portanto o Flamengo vai a campo com: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz, Léo Pereira, Léo Ortiz, Gerson, Lorran, Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro.

As ausências no Flamengo

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o Flamengo terá cinco desfalques por até nove rodadas devido a Copa América. Portanto, contra o Athletico, o Mais Querido não terá Arrascaeta, De La Cruz, Varela, Viña e Erick Pulgar, todos convocados para o torneio de seleções.

Enquanto isso, o Departamento Médico do clube está cheio. Depois de se lesionarem na vitória sobre o Grêmio, Cebolinha e Igor Jesus ficarão de fora no duelo contra o time paranaense. Por outro lado, Ayrton Lucas e Allan ainda tem chances de participarem da partida, mas a presença da dupla ainda é dúvida. Outro que está fora de ação por lesão é o atacante Carlinhos, mas que já não vinha sendo utilizado por Tite.

Por fim, o Flamengo terá outra importante baixa: o técnico Tite. O treinador recebeu o terceiro amarelo na partida contra o gaúchos, e portanto, cumpre suspensão automática nesta rodada. A tendência é que Matheus Bacchi, filho do comandante rubro-negro, aute na beira do gramado.

Tabela do Brasileirão

  1. Flamengo – 17 pontos
  2. Bahia – 17
  3. Botafogo – 16
  4. Athletico-PR – 16
  5. Bragantino – 15
  6. São Paulo – 14
  7. Palmeiras – 14
  8. Cruzeiro – 13 (jogo a menos)
  9. Atlético-MG – 13 (jogo a menos)
  10. Internacional – 11(2 jogos a menos)
  11. Fortaleza – 10 (jogo a menos)
  12. Juventude – 10 (jogo a menos)
  13. Fluminense – 7
  14. Grêmio – 6 (2 jogos a menos)
  15. Vasco – 6
  16. Corinthians – 6
  17. Atlético-GO – 6
  18. Criciúma – 5 (2 jogos a menos)
  19. Cuiabá – 4
  20. Vitória – 3

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorDiretor Executivo de Esportes Olímpicos do Flamengo, faz avaliação positiva do basquete: “Foi um ano relativamente bom”
Próximo artigoAlvo do Flamengo, Danilo tem futuro definido por Thiago Motta na Juventus