O Rio de Janeiro voltou a ter três clubes na fase de grupos da Libertadores após 12 anos. Com a vitória do Botafogo sobre o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (13), pela fase preliminar, o alvinegro se junta a Flamengo e Fluminense como times classificados para o torneio. A última vez que esse cenário tinha acontecido foi em 2012.

Na época, Flamengo e Fluminense se classificaram por terminarem o Brasileirão de 2011 no G4, quarto e terceiro, respectivamente. O outro carioca foi o Vasco, campeão da Copa do Brasil. Vale lembrar que a Libertadores dava cinco vagas para brasileiros, contra sete da atual edição. O Botafogo, por exemplo, se classificou para pré-Libertadores 2024 na quinta colocação, que não existiria no regulamento antigo.

O cenário atual que os clubes do Rio chegam para a competição, por outro lado, é muito diferente. Em 2012, o Flamengo sequer chegou ao mata-mata por ser eliminado na terceira posição da fase grupos, enquanto Fluminense e Vasco foram até às quartas de final. O primeiro caiu para o Boca Juniors, e o cruzmaltino perdeu para o Corinthians, que era treinado pelo técnico Tite e se sagrou campeão.

Desde então, apenas as edições de 2015 e 2016 não tiveram um dos quatro grandes cariocas na fase de grupos da Libertadores. O Mengão lidera com 10 participações em 12 edições, já contando a de 2024, sendo que participa de todas desde 2017 e é garantia de ao menos um time do Rio.

O Fluminense chega na quarta participação (2013, 2021, 2023 e 2024), seguido pelo Botafogo com três ( 2014, 2017 e 2024). Já o Vasco conseguiu apenas uma participação, em 2018, principalmente por acumular péssimas campanhas no Brasileirão, três rebaixamentos e quatro anos de Série B no período.

Botafogo pode ficar no mesmo do Flamengo na Libertadores

Por chegar na fase de grupos através da pré-Libertadores, o Botafogo não está incluso na regra que não permite times do mesmo país se enfrentarem na primeira fase. Assim, existe a possibilidade do rival cair no mesmo grupo de Flamengo ou Fluminense no sorteio que será realizado na segunda-feira (18), às 20h, na sede da Conmebol, no Paraguai.

Os times serão divididos em quatro potes e divididos em oito grupos através do sorteio. O Flamengo e está no pote 1 e serão cabeças de chave de seu grupo, o que garante jogar o último jogo em casa. Já o Botafogo entra no pote 4 junto com times da pré-Libertadores e piores classificados de outras ligas.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorComo foi a última Libertadores que teve três cariocas na fase de grupos? Campeão foi brasileiro
Próximo artigoSaiba tudo sobre Flamengo e Botafogo pelo Brasileirão Feminino sub-20