Libertadores: Flamengo pode terminar em 1º caso Bolívar repita 2023

O histórico recente do Bolívar na Libertadores pode dar esperança ao Flamengo para conseguir classificação na liderança do Grupo E. O time boliviano tem seis pontos e 100% de aproveitamento ao fim do primeiro tuno, mas, como já fez dois jogos em casa, precisará superar queda de desempenho como visitante que impediu primeiro lugar em 2023.

Muito forte na altitude de 3.640 metros de La Paz, o Bolívar também se impôs jogando em casa na última Libertadores. A equipe conquistou vitórias sobre Palmeiras, Barcelona de Guayaquil (EQU) e Cerro Porteño (PAR), mas duas derrotas e apenas uma vitória como visitante influenciaram na colocação final. Campanha que pode se repetir este ano e favorecer o Mengão na briga pelo topo do grupo.

Ao estrear com goleada no Chile sobre o Palestino, o Bolívar se colocou em situação confortável no grupo pelos dois jogos em casa que teve na sequência. Os triunfos sobre Millonarios e Flamengo deixam o time com cinco pontos de vantagem para o Rubro-Negro. No entanto, vitória pelo mesmo resultado não foi o suficiente em 2023.

Vitória sobre o Cerro Porteño no Paraguai deixou time com 12 pontos somando vitórias em casa. Como perderam segunda rodada para o Barcelona, os bolivianos chegaram ao último jogo empatados com o Palmeiras, que sofreu revés na altitude e venceu jogos restantes. O resultado do jogo decisivo no Allianz Parque foi vitória do time paulista por quatro gols e o Bolívar classificado em segundo do grupo.

Agora, o time boliviano se encontra em situação ter dois jogos fora de casa pela frente e necessidade de superar o aproveitamento ruim. Eles são favoritos para vencer o Palestino jogando em casa, o que resultaria nos mesmos 12 pontos de 2023, e o Fla precisa vencer no Maracanã e torcer pelo Millonarios.

É lógico que o Flamengo também precisa fazer sua parte e vencer os três jogos restantes pela primeira fase da Libertadores. O Mengão vai encarar o Palestino no dia 7 de maio, no Chile, e depois enfrenta Bolívar e Millonarios ao lado da Nação. Caso confirma os triunfos, o time terá 13 pontos ao final da fase de grupos.

Bolívar tem apenas 5 vitórias fora de casa na Libertadores desde 2014

Os números do Bolívar como visitante na Libertadores são muito ruins e indicam que o Flamengo pode ter ao menos a chance de conquistar o primeiro lugar do grupo. Afinal, a equipe boliviana tem apenas cinco vitórias longe de seus domínios no torneio internacional desde a temporada de 2014 e aproveitamento de 26%.

São cinco vitórias, seis empates e 15 derrotas em 26 partidas fora de casa no período. Os números muito ruins indicam mais que goleadas sobre Cerro Porteño e Palestino foram pontos fora da curva e a tendência é o time encontrar dificuldade no restante da fase de grupos.

Os números de gols sofridos e feitos também chamam muito a atenção. A equipe sofreu 52 gols nessas 26 partidas, o que representa uma média de exatamente dois gols sofridos por jogo. Mas marcou apenas 25, o que faz o índice de tentos por partida ser de 0,96.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorVictor Hugo vai sair do Flamengo? Torcedores pedem a “cabeça” do jogador – entenda
Próximo artigoApós vitória no meio de semana, técnico do Botafogo mira clássico contra o Flamengo: “Tentaremos estar preparados”