Flamengo e Millonarios vivem os últimos dias de treinamento para o jogo da próxima terça-feira (28), válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida em questão tem uma curiosidade importante, visto que esta será a primeira vez em que cariocas e colombianos vão se enfrentar no Maracanã.
Em todo o histórico do confronto, Flamengo e Millonarios só mediram forças duas vezes – e ambas foram partidas disputadas na Colômbia. O primeiro encontro entre as equipes foi em 12 de junho de 1952, para um amistoso internacional, quando os colombianos venceram o Fla por 4 a 1.
➕ Libertadores: Flamengo não perde no Maracanã desde 2019; veja retrospecto
Na época, o jogo foi realizado no El Campín, mesmo estádio em que as equipes se enfrentaram pela segunda vez, já em 2024. Em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, disputada no dia 2 de abril, o Fla voltou à altitude de Bogotá, e o duelo terminou empatado em 1 a 1.
Nesse cenário, vale destacar, portanto, que o Flamengo ainda não venceu o Millonarios na história do confronto, e tentará alcançar o feito jogando sob seus domínios, na estreia do duelo em solo brasileiro, mais especificamente no templo sagrado do Maracanã.
E por falar em Maracanã, se tem algo ao qual o Flamengo pode se apegar na Libertadores é ao Jornalista Mário Filho. Isso porque o Rubro-Negro não sabe o que é perder no estádio pelo torneio continental desde 2019.
Desde então, são 23 partidas disputadas no Maracanã de forma invicta, com histórico de goleadas e um saldo de gols de tirar o fôlego. Pela Libertadores, são 63 marcados e 12 sofridos desde 2019, no Estádio Jornalista Mário Filho, ou melhor dizendo, casa do Flamengo.
Flamengo e Millonarios pela Libertadores
As equipes viveram trajetórias muito distintas no torneio continental, e vão se enfrentar em pretensões completamente diferentes. Isso porque o Millonarios chega ao Rio de Janeiro sem pretensões, já desclassificado da Libertadores e, inclusive, fora da Sul-Americana, visto que ficou em quarto lugar do Grupo E.
O Flamengo, por sua vez, apesar de um início conturbado, briga pela classificação e ainda tem chances de garantir o primeiro lugar do grupo. Para isso, é necessário que o Rubro-Negro vença o Millonarios e veja o Palestino superar o Bolívar.
A outro cenário possível é: em caso de derrota ou empate do Flamengo, o Bolívar precisa vencer o Palestino para que o Rubro-Negro se classifique em segundo lugar do Grupo E. As duas partidas serão disputadas no mesmo dia e horário: 28 de maio, às 21h (de Brasília).
Fonte: Mundo Rubronegro