PAULO COSTA: Há exatos cinco anos, no 23 de novembro de 2019, o Flamengo reconquistou de forma épica a tão sonhada Libertadores, com dois gols de Gabigol nos momentos finais para virar o jogo sobre o River Plate. Confira abaixo por onde andam os atletas que fizeram parte da conquista.
Você precisa saber
- Conquista histórica da Libertadores do Flamengo completa cinco anos
- Saiba por andam os atletas que marcaram o título
- Apenas quatro jogadores segue no clube
Onde estão os jogadores da Libertadores de 2019?
Diego Alves: O goleirão da glória eterna ainda não se aposentou e está sem clube. Bastante querido pela torcida por conta da catimba, o arqueiro ficou no Flamengo até o fim de 2022, quando encerrou o contrato e acertou com o Celta de Vigo, da Espanha, em 2023. No entanto, ficou pouco tempo no time espanhol e agora avalia as possibilidades para a sequência da carreira.
Rafinha: O lateral chegou no Rubro-Negro na metade da temporada e 2019 e saiu em 2020, no meio da pandemia, para o Olympiacos, onde recebeu uma proposta salarial bastante vantajosa. Em seguida, retornou ao Brasil para defender o Grêmio e atualmente está no São Paulo.
Rodrigo Caio: O jogador se despediu do Flamengo na mesma partida em que Filipe Luís se aposentou do futebol, em 2023. Depois de passar o primeiro semestre de 2024 sem clube, acertou com o Grêmio.
Pablo Mari: A passagem do espanhol no Mais Querido durou menos de seis meses. Após as conquistas de 2019, Mari aceitou uma proposta do Arsenal. Jogou também na Udinese e desde 2023 defende o Monza, da Itália.
Filipe Luís: Chegou ao clube em 2019 e se aposentou em 2023. Em menos de um ano, passou de treinador do Sub-17, foi para o Sub-20 e agora é o técnico do time profissional do Flamengo.
Willian Arão: Um dos mais queridos por Jorge Jesus, Arão ficou no Rubro-Negro até o fim de 2021. Em seguida, acertou com o Fenerbahce, para ser comandado pelo Mister. O volante/zagueiro joga Panathinaikos, da Grécia.
Gerson: Saiu para o Olympique de Marselha mas retornou ao Flamengo no início de 2023. Este ano levantou o primeiro título do clube como capitão.
Everton Ribeiro: Depois de sete temporadas, o lendário camisa 7 não renovou com o Rubro-Negro e aceitou contrato para se juntar ao Bahia.
Arrascaeta: Permanece no clube.
Bruno Henrique: Permanece no clube.
Gabigol: Permanece no clube mas anunciou que não vai renovar contrato para 2025.
César: Goleiro reserva do clube na temporada de 2019, César é goleiro do Boavista, de Portugal.
Rodinei: Reserva da lateral-direita, o carismático jogador viveu seu auge na Libertadores de 2022 e, desde 2023, é atleta do Olympiacos-GRE.
Thuler: Titular no épico jogo contra o Emelec, no Maracanã, pelas oitavas de final, Thuler é cria da base e ficou no Mais Querido até 2020, quando foi emprestado ao Montpellier e, em 2022, negociado com o Vissel Kobe, do Japão.
Renê: O jogador iniciou o torneio como titular mas perdeu a vaga com a chegada de Filipe Luís. Em 2022 foi negociado com o Internacional e defende o time gaúcho desde então.
Piris da Motta: O volante que entrava sempre quando o time estava ganhando, para reforçar a marcação, nunca conseguiu seu espaço entre os titulares. Atualmente é jogador do Cerro Porteño, do Paraguai.
Diego Ribas: Chegou ao Flamengo no meio da temporada de 2016 e aposentou do futebol após as conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022.
Vitinho: O atacante chegou a entrar na final contra o River. Vitinho viveu relação de altos e baixos com a torcida e foi vendido em 2022 para o Al-Ettifaq, time da Arábia Saudita.
Reinier: A jovem promessa estreou em 2019 aos 17 anos, fez grande temporada com Jorge Jesus e acabou saindo para o Real Madrid em 2020. Apesar disso, ainda não conseguiu render no futebol europeu e acumula empréstimos para Borussia Dortmund-ALE, Frosinone-ITA, Girona-ESP e atualmente está no Granada, time da segunda divisão espanhola.
Berrío: Reserva que entrava pouco com Jorge Jesus, o colombiano é jogador do Tacuary, do Paraguai.
Lincoln: O treinador português chegou a chamar o jovem atacante para entrar na decisão contra o River, mas Gabigol empata logo em seguida e o Mister desiste da alteração. Sem conseguir se firmar no Flamengo, Lincoln saiu do clube em 2021 e hoje defende o SCR Altach, da Áustria.
Jorge Jesus: Um dos maiores treinadores da história do Flamengo, o português ficou no clube até o início da pandemia, em 2020, quando aceitou proposta para se juntar ao Benfica. Depois passou por Fenerbahce e agora está no Al Hilal, onde bateu o recorde mundial da história do futebol de mais vitórias consecutivas.
Fonte: Fla Resenha