Landim usa SAF do Bayern como exemplo para construir estádio próprio do Flamengo

Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim já destacou que pretende convencer os sócios a votarem a favor da SAF no clube. Na reunião com o grupo político União Rubro-Negra (URN), na segunda-feira (04), Landim usou o modelo de gestão Bayern de Munique (ALE) como exemplo para a construção do estádio próprio.

VEJA DECLARAÇÃO COMPLETA DE LANDIM

“O que o Bayern fez para poder ter o estádio dele? Ele fez uma SAF. No primeiro momento, ele tinha 100% da SAF e vendeu três pedaços de 8,3% dela e continuou com 75,1%. Tendo esse percentual, continuou tendo o controle do que estava embaixo. Montou uma estrutura de governança mais leve, onde tem nove conselheiros, três são indicados por cada um desses sócios minoritários, e o Bayern tem seis membros desse conselho.

Então ele aponta o diretor e aponta todos os C-Level (espécie de CEO), que são os caras que mandam no clube. Ele que manda e continua tendo o controle. E com uma estrutura de governança mais leve, com conselheiros independentes, dando conforto para quem está botando dinheiro de que o dinheiro dele vai ser bem tratado lá dentro.

Esse é o problema, que particularmente sinto no Flamengo. Eu conheço os caras que estão do meu lado, eu sei como eu sou, mas minha maior dor de cabeça é o futuro do Flamengo. Eu estou ralando seis anos para deixar o Flamengo numa boa, aí de repente entra um maluco para tomar conta daquele troço e bota tudo a perder? Perdi seis anos da minha vida.

Porque meu projeto, juro pelo amor que tenho pelos meus filhos, é ter um Flamengo dominante por 50 anos. Estou trabalhando para estruturar o Flamengo para dominar o futebol por 50, não é para dominar por seis anos. Quero deixar esse legado no Flamengo. É você poder montar uma estrutura aonde o Flamengo continue mandando como o Bayern de Munique continua mandando no futebol, levantando dinheiro no mercado e sem se endividar”.

O Flamengo manifestou o interesse em comprar o terreno do Gasômetro, no Rio de Janeiro, para a construção do estádio próprio. Desse modo, o Rubro-Negro iniciou negociação com a dona do terreno, a Caixa Econômica Federal, para ter o local à disposição. Contudo, as tratativas seguem lentamente e ainda não houve um desfecho.

Logo depois de conseguir o terreno do Gasômetro, o Flamengo terá o aval para construir o estádio. A ideia de Landim é fazer o Rubro-Negro virar SAF para conseguir dinheiro suficiente para ter a praça esportiva sem precisar ter um grande endividamento. Para 2024, o objetivo do mandatário é convencer os conselheiros a aprovarem o projeto.

Fonte: Coluna do Fla

Artigo anteriorFlamengo, Palmeiras e mais: veja jogos do Brasileirão hoje pela 38ª rodada
Próximo artigoEXCLUSIVO | Landim acredita que Maracanã é inapropriado para Flamengo e aponta “falhas importantes”