PAULO COSTA: Joel Santana é um dos técnicos mais importantes do futebol carioca. Com cinco passagens pelo Flamengo, 200 jogos, mais de 100 vitórias e dois rebaixamentos evitados, o treinador conta com grande carinho por parte da torcida.
Você precisa saber
- Joel Santana visita o Museu do Flamengo e se emociona
- Treinador reencontrou a prancheta que está no museu do clube
- Joel teve cinco passagens pelo Flamengo
Nesta semana, o técnico visitou o Museu Flamengo, na sede do clube, e se emocionou ao relembrar os grandes momentos vividos no Mais Querido.
“Alegria, gratidão, um clube que eu passei várias vezes, me emociono, é normal. Fiz parte dessa história, deixei um pedacinho da minha vida aqui. Isso me dá um orgulho muito grande, não só o clube, os torcedores, as pessoas que comemoram e vivem em função do Flamengo. Isso aqui é uma força muito grande, não é apenas um clube, é uma Nação. Que continue apresentando a história do Flamengo desde lá do remo até onde chegamos aqui, no futebol, basquete. Isso é muito forte, é muito grande”, disse Joel em entrevista à FlaTV.
História da prancheta
Na conversa, o Rei do Rio comentou sobre a lendária prancheta que era marca registrada em seus trabalhos. Joel, inclusive, deixou a antiga companheira de presente no Museu do Flamengo.
“A prancheta todo mundo usava mas ficava com vergonha. Agora todo mundo usa um bloquinho, um papelzinho. A prancheta era o seguinte: ninguém consegue jogar com 80, 90 mil pessoas e lembrar de tudo, então escrevíamos o que queria falar. Nós temos, no máximo, de 8 a 10 minutos dentro do vestiário, tem que explicar o porque está falando aquilo. Por isso que o pessoal me chamava de Papai Joel, porque eu era detalhista. Fez parte da minha história. Ela está por aqui, eu deixei no Museu do Flamengo que é para as pessoas conhecerem a prancheta”, revelou.
Emoção no reencontro com a prancheta
O objeto está guardado com muito carinho no patrimônio histórico da Gávea. Na visita ao museu, o treinador reencontrou a prancheta que utilizava nos tempos que comandava o Mais Querido.
“Você vê que ela já está velinha de tomar sol, chuva. Ela está aí, sobreviveu, fez parte da vida do Flamengo. Fazer parte da história de um clube tão grande como esse, uma Nação tão grande como essa, eu tenho orgulho. Vou falar mais não que eu me emociono. O coração tá mole. Você só trabalha aqui no Flamengo cinco vezes se você deixar alguma coisa dentro do clube. O maior sentimento que eu tenho, era quando a gente entrava no Maracanã e a torcida cantava o nosso nome. É muito bacana”, finalizou o lendário treinador.
Veja o vídeo
Joel Santana pelo Flamengo
Ao todo, Papai Joel teve cinco passagens pelo Mais Querido e registrou 200 jogos, 114 vitórias, 46 empates e 40 derrotas, além de ter sido duas vezes campeão carioca (1996 e 2008) e uma vez campeão da Copa Ouro (1996).
No entanto, o treinador tem um lugar especial no coração do torcedor Rubro-Negro por conta das campanhas que livrou o time do rebaixamento nos Campeonatos Brasileiros de 2005 e 2007, em épocas difíceis para o clube.
Fonte: Fla Resenha