O Flamengo pode abrir o mês de março com título. Neste sábado (2), o Rubro-Negro, que está na liderança, duela pela última rodada da Taça Guanabara. Para evitar que o troféu vá para a Gávea, o Madureira, próximo adversário do Flamengo, terá que tirar da cartola um feito histórico.
Isso porque o Flamengo não precisa de muito para ser campeão: um empate já basta para conquistar a Guanabara. Apenas uma derrota no Maracanã daria chance para o vice-líder Fluminense (que também precisaria tirar uma diferença de pelo menos 11 gols). Acontece que o Mais Querido não sai na pior contra o Madureira há quase 18 anos.
➕ Ingressos Flamengo x Madureira: Nação esgota Setor Norte
O Madureira não ganha do Flamengo desde 2007. São 17 encontros desde então, com 12 vitórias rubro-negras e cinco empates. O placar mais acachapante desse período se repetiu duas vezes: 4×0 em 2017 e 2018. Além disso, há três anos, o Rubro-Negro goleou o tricolor suburbano por 5 a 1.
No histórico geral do confronto, a vantagem do Fla também é gigantesca. São 128 jogos, quase todos pelo Campeonato Carioca, exceto um que ocorreu pela extinta Taça Cidade Maravilhosa em 1996. O Flamengo venceu o Madureira em 98 partidas, enquanto o time do Subúrbio saiu com a melhor somente 11 vezes. O empate é ainda maior que o número de vitórias do Madureira: a igualdade persistiu no placar em 20 jogos.
Neste ano, as equipes entram em campo no sábado (2) com intenções distintas. O Flamengo quer vencer para fechar a primeira competição da temporada com título. Já o tricolor, atual oitavo colocado, sonha com os três pontos para não arriscar ficar de fora da disputa da Taça Rio.
A última vitória do Madureira foi em final da Taça Guanabara
No dia 4 de março de 2007, Flamengo e Madureira duelaram pelo jogo de ida da final da Taça Guanabara no antigo Maracanã. A FERJ estabeleceu um regulamento confuso na época: a Guanabara servia como a primeira fase do Carioca, enquanto a Taça Rio era a segunda fase do estadual. Só depois os campeões de cada turno se enfrentavam pela final do Carioca. Um modelo bem diferente do que ocorre atualmente.
O Madureira saiu com a melhor no primeiro embate valendo o título do primeiro turno. O volante Maicon, que posteriormente venceria grandes títulos pelo Grêmio, marcou o único gol do jogo, já aos 73′. E assim, o clube do Subúrbio surpreendeu o favorito Flamengo.
Mas a festa tricolor não durou muito tempo. Apenas três dias depois, o Rubro-Negro treinado por Ney Franco goleou por 4 a 1 no duelo decisivo. Souza (dois), Renato Augusto e Renato Abreu marcaram os gols.
Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo enfrentou o Botafogo, vencedor da Taça Rio, na final do Carioca 2007. Após dois empates por 2 a 2, o Flamengo bateu o rival nos pênaltis, sem desperdiçar nenhuma cobrança, para ficar com o estadual.
Fonte: Mundo Rubronegro