Iago dedica título da Libertadores Sub-20 a vítima do Incêndio do Ninho - “sempre por ele”

Na manhã desta segunda-feira (18), o elenco do Flamengo sub-20 retornou ao Rio de Janeiro depois da conquista inédita da Libertadores da categoria. Apesar do clima de festa, o zagueiro e capitão do Mais Querido, Iago, aproveitou a oportunidade para dedicar a conquista a Arthur Vinicius, jovem que faleceu no acidente do incêndio do Ninho do Urubu, em 2019.

O que você precisa saber:

  • Flamengo conquistou a Libertadores Sub-20 após vencer, de virada, o Boca Juniors
  • Mais Querido superou os argentinos com gols de Shola e Lorran
  • Iago, capitão do time, dividiu o posto de artilheiro do torneio com Wallace Yan, com 4 gols cada

A dedicatória de Iago

Apesar de ter apenas 18 anos, Iago demonstrou muita maturidade na entrevista após o título. O capitão do Flamengo relembrou a forte amizade que tinha com Arthur Vinicius e dedicou a ele todo o futebol que vem apresentando. O zagueiro também comentou o fato de ter perdido o avô neste ano, no mesmo dia que perdeu o amigo em 2019.

“Meu irmão que se foi. Esse ano, acabei perdendo meu vô no mesmo dia que ele se foi no ano de 2019. Mas acho que independente de jogo ou de título, eu vou sempre jogar por ele e pelo meu avô agora também. Creio que eles estão me protegendo e me abençoando lá de cima. Eu sempre vou jogar pelos dois”, afirmou Iago, antes de falar sobre como o título conquistado ajuda no sonho de atuar no profissional:

“Tenho certeza que sim. A gente vem agregando títulos na base, isso é sempre importante para deixar o currículo mais cheio de campeonatos disputados, de títulos, enfim. Mas é o trabalho que determina tudo para a gente estar lá em cima ou não. Mas agora é focar no ano para a gente ser campeão dos campeonatos que disputarmos”, concluiu o zagueiro em entrevista ao portal ‘Mundo Rubro-Negro’.

Os gols do Flamengo contra o Boca Juniors

Depois de sair atrás no placar aos sete minutos, o Flamengo não diminuiu o ritmo e conseguiu deixar tudo aos 23 da primeira etapa. Em bela jogada de Lorran pelo lado direito, o camisa 10 foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para trás, onde chegava Shola. O Nigeriano então não perdoou e bateu cruzado para estufar as redes e empatar a partida.

A virada chegou já nos acréscimos do primeiro tempo. Com belo passe de Lucyan, Lorran recebeu pelo meio e levou a bola para dentro da área do Boca Juniors. Com muito talento, o camisa 10 deixou dois marcadores para trás e encobriu o goleiro argentino para sacramentar a virada rubro-negra.

Os destaques do Flamengo no torneio

Com quatro gols cada, Wallace Yan e Iago foram não só os artilheiros do Flamengo, como também da Libertadores Sub-29. Outros destaques do Mais Querido foram Shola e Lorran, responsáveis pela virada sobre o Boca Juniors e que fizeram um ótimo campeonato. Vale lembrar que o camisa 10, de apenas 17 anos, só conquistou a titularidade na equipe nas semifinais do torneio.

Iago dedica título da Libertadores Sub-20 a vítima do Incêndio do Ninho - “sempre por ele”

Shola comemora o gol de empate marcado contra o Boca Juniors na Libertadores Sub-20 – Créditos: Divulgação

Flamengo tem feito inédito

Pela primeira vez na história da Libertadores Sub-20, um time foi campeão com 100% de aproveitamento. Em sete edições do campeonato, o Flamengo foi o primeiro a ganhar todos os jogos que disputou: Defensor (1×0), Aucas (2×1) e Sporting Cristal (4×1) na fase de grupos, 2×1 no Rosário Central na semifinal e novamente 2×1 no Boca Juniors, na final do campeonato. 

Números do Flamengo na Libertadores Sub-20

Jogos: 5

Vitórias: 5

Empates: 0

Derrotas: 0

Aproveitamento: 100%

Gols marcados: 11

Gols sofridos: 4

Artilheiros do time: Wallace Yan e Iago (4), Shola, Lorran e Felipe Teresa (1)

Histórico do Flamengo na Libertadores Sub-20

Antes de conquistar o título da Libertadores Sub-20 pela primeira vez, o Mais Querido já havia disputado a competição em outras duas oportunidades. Na que foi mais longe, em 2020, o Flamengo chegou às semifinais da competição, mas acabou derrotado pelo Independiente Del Valle, do Equador, nos pênaltis. Na decisão de terceiro lugar, atropelou o Libertad, do Paraguai, por 5×2 e ficou com a medalha de bronze.

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorClubes pressionam e Conmebol protesta contra jogo extra no Mundial 2024
Próximo artigoPresidente da Conmebol é contundente sobre casos de racismo na Libertadores: “Tolerância zero”