Histórico do Bolívar contra brasileiros em La Paz aumenta chances do Flamengo

O Flamengo venceu o Bolívar por 2 a 0, nesta quinta-feira (15), e possui vantagem pela classificação às quartas de final da Libertadores. A vantagem de dois gols deixa alguns rubro-negros preocupados para o jogo de volta na altitude de La Paz, capital boliviana a 3.640m acima do nível do mar, mas o histórico do rival contra brasileiros em sua casa pode aumentar a confiança no lado do Mengão.

O Bolívar precisa vencer o Flamengo por dois gols de diferença para conseguir levar a disputa da vaga para os pênaltis, e diferença de três ou mais gols garante avanço direto. Resultados que só conseguiu conquistar em quatro dos 18 jogos que fez contra times brasileiros em torneios internacionais em La Paz (22%).

Apesar do retrospecto positivo, com 11 vitórias, quatro empates e somente três derrotas, poucas vezes conseguiu placar que o classificaria contra o Mengão. Além disso, das quatro vitórias por dois ou mais gols de diferença, três foram em partidas de fase de grupos.

A primeira vez foi em 3 a 1 sobre o próprio Flamengo, mas pela fase de grupos da Libertadores de 1983, há 41 anos. Depois o time só conseguiu repetir o feito em 2000, ao golear o Atlético-MG na altitude, e novamente passou por longo hiato.

As últimas duas vitórias dessa curta lista aconteceram na última temporada. O Bolívar derrotou o Palmeiras por 3 a 1 na fase de grupos e repetiu o placar em duelo de oitavas de final contra o Athletico-PR. Placar esse que não será suficiente para classificação direta contra o Flamengo, já que duelo iria para os pênaltis.

Mesmo sendo inegável que o Bolívar é um time forte jogando na altitude, algo que a primeira colocação no grupo do Flamengo demonstrou, o histórico mostra que não costuma ser o suficiente para grandes placares. Foram sete vitórias por somente um gol de vantagem, que são explicadas pela alta quantidade de gols sofridos.

Os bolivianos só conseguiram deixar o campo em La Paz sem sofrer gols dos brasileiros em 5 dos 18 jogos (27%), sendo que um foi em empate sem gols com o Ceará, em 2021. São 23 gols sofridos no total, uma média de 1,27 por jogo.

A equipe marcou 37 vezes e possui média de 2,05 gols feitos por jogo. Ou seja, a média do Bolívar contra brasileiros em La Paz é justamente sofrer pelo menos um gol e conseguir uma vitória pela diferença mínima. Algo que se acontecer o Mengão estará classificado na Libertadores.

Na fase de grupos, o Flamengo foi a La Paz com time reserva e retornou com derrota por 2 a 1, resultado que o classificaria de fase no mata-mata da Libertadores.

Luiz Araújo valoriza vantagem do Flamengo

Autor de um dos gols na vitória desta quinta, Luiz Araújo fez questão de exaltar a vantagem que o Flamengo construiu nas oitavas da Libertadores. O atacante reconhece a dificuldade de atuar na altitude, mas mostra confiança em confirmar a classificação.

“Muito feliz de ter marcado e ajudado o Flamengo. Mas o mais importante não é o meu gol ou do Léo (Pereira), é o Flamengo sair vitorioso. Conseguimos um bom resultado aqui, temos uma boa vantagem. Sabemos que vai ser muito difícil lá, mas estamos preparados e vamos buscar essa classificação na altitude.

Flamengo e Bolívar decidem a classificação para as quartas de final da Libertadores na próxima quinta-feira (22), às 21h30, no estádio Hernando Siles.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorJogador do Bolívar acredita que calendário é “determinante” para a série de lesões no Flamengo
Próximo artigoGabigol apronta novamente no Flamengo na saída do Maracanã e revolta a Nação